segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Brasil Sem Miséria promove redução da desigualdade entre negros e pardos

20/09/2013 12:50 - Portal Brasil

Na abertura da 4ª edição dos Diálogos Governo – Sociedade Civil: Brasil Sem Miséria, em Brasília, no último dia 19, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, apresentou um levantamento que mostra o impacto dos projetos sociais do governo na população negra e parda.
Desde 2011, 22 milhões de brasileiros saíram da extrema pobreza e, daqueles que ingressaram na classe média brasileira, três em cada quatro são pretos e pardos. Das 19 milhões de pessoas beneficiadas com as ações do Brasil Carinhoso, programa voltado às famílias com filhos menores de 15 anos, 77% são pardos e negros, quanto ao titulares do cartão do Bolsa Família, são de 73%.

Melhor qualidade de vida 
Os negros e pardos totalizam 92% dos beneficiários do Programa Bolsa Verde, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de incentivar a manutenção e o uso sustentável dos ecossistemas e melhorar as condições de vida da população local. Na região do Semiárido brasileiro, 79% das famílias beneficiadas com o recebimento de cisternas do programa Água para Todos são de pretos e pardos.

Profissionalização 
Um levantamento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), entre setembro de 2011 e maio de 2013, mostra que, 78% dos empreendedores do Cadastro Único que fizeram operações de microcrédito produtivo do Programa Crescer são negros. Dos quase três milhões de microempreendedores individuais (MEI), mais de 290 mil são beneficiários do Bolsa Família que estão formalizando suas atividades, e destes, 67% são negros. 
No Programa de Fomento a Atividades Produtivas Rurais, essa porcentagem sobe para 78%. Quanto ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), das 710 mil pessoas que estão matriculadas nos 503 cursos ofertados em 2072 municípios, 65% são pretas e pardas. 
Todos os dados foram apresentados na 4ª edição do Diálogos do Plano Brasil sem Miséria (PBSM) cujo tema deste ano foi “O fim da miséria é só um começo”. O evento reuniu representantes dos ministérios executores do Brasil Sem Miséria e organizações da sociedade civil para apresentar o balanço do programa. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.