sexta-feira, 18 de outubro de 2013

GABINETE VERA POLIVALENTE INFORMA - ÍNDICE DE DENGUE CAI



ÍNDICE DE INFESTAÇÃO DE DENGUE EM SÃO JOÃO DEL-REI CAI 81%
ÍNDICE NA CIDADE PASSA DE ALTO RICOS PARA SATISFATÓRIO
O resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), feito neste mês em São João del-Rei, foi de 0,9, número considerado ideal pelo o Ministério da Saúde. Esse índice é 81 por cento menor que o do último LIRA feito em março que apontou risco iminente de  epidemia na cidade, 4.8.
O LIRAa foi realizado nos dias 15, 16 e 17 deste mês. Foram encontrados 21 focos do mosquito transmissor da dengue. Os bairros com a maior incidência são: Araçá, Alto das Mercês, Senhor dos Montes e São Geraldo. No levantamento de março, foram registrados 113 locais com criadouros do Aedes aegypti.
Essa queda significativa foi conquistada graças à quantidade de ações de mobilização feitas pela Equipe de Endemias, da Secretaria de Saúde, em todo o município. Desde março, centenas de atividades foram realizadas junto à população, tais como: palestras em escolas, igrejas e associações de bairros; panfletagem e orientações sobre prevenção em diversos eventos da Polícia Militar, de outras Secretarias e entidades; distribuição de água sanitária; telagem de caixas de água; utilização do fumacê em vários bairros; parceira com a empresa de transporte da cidade para a colocação de cartazes dentro dos coletivos e mutirões de limpeza. Além disso, foram contratados novos agentes e oferecidos cursos de capacitação para médicos enfermeiros e agentes.
Só nos últimos 30 dias, foram feitos dois mutirões com a retirada de mais de três toneladas de recipientes e foi realizada uma gincana em 10 escolas onde foram recolhidos mais de 34 mil possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.
A queda no índice também mostra que a parceira entre população e poder público é o remédio mais potente e eficaz no combate a doença. “Quando a população assume esse compromisso juntamente com a gente fica mais fácil para trabalhar e obter bons resultados. Temos que comemorar porque trabalhamos muito, mas não podemos relaxar. O período chuvoso está chegando e precisamos permanecer na luta. Queremos continuar contando com todos contra a dengue. Não é porque o índice de infestação está baixo que vamos começar a jogar ou guardar garrafas, pneus, latas e outros recipientes de forma inadequada. A guerra contra a dengue nunca para”, ressaltou o Coordenador de Endemias, da Secretaria de Saúde, Jean Vilela.
Agora vem o trabalho pós-levantamento. Todos os moradores das casas onde foram encontrados criadouros vão ser notificados, os PSFs, escolas e igrejas de todas as regiões da cidade vão receber os resultados do LIRAa, vão ser intensificadas as ações nos bairros com mais focos e várias outras atividades de prevenção vão acontecer na cidade. “A nossa mobilização não para, pelo contrário, só cresce e melhora a cada dia”, afirmou Vilela.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE DE SÃO JOÃO DEL-REI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.