quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Ganhar ou (na realidade) perder?


Quem não gosta de ganhar? É comum ao ser humano o ato de almejar. Algumas vezes, isso é digno, sim! O crescimento e o retorno sempre chegam para aqueles que lutam, suam a camisa e correm atrás. O problema é que nem sempre a recompensa vem após o trabalho. De todos os lados, veem-se pessoas que vivem de clientelismo, troca de favores e pensam apenas em ganhar. É uma dentadura aqui, um cimento acolá. É o chamado jeitinho brasileiro (do qual algumas pessoas infelizmente e orgulham). Ruim para quem recebe, ruim para quem dá.
É preciso que as pessoas entendam que solidariedade e interesse são coisas distintas. A solidariedade consiste em ajudar quem realmente precisa, sem esperar algo em troca. É amparar o necessitado, não o interessado em tirar vantagem. Eu falo do problema da dependência. Sou completamente a favor de auxiliar quem realmente precisa... idosos, crianças, deficientes, enfermos. Apenas acho que as pessoas precisam andar com as próprias pernas quando são capazes disso. Deus nos dá as pernas para andarmos e os fardos para carregarmos. “Venha a nós” é muito fácil! Quero ver o “vosso reino”! Quero ver pessoas que lutam para conquistar seus objetivos. E, de outro lado, pessoas que não se aproveitem de “benesses” para se auto promover.
Participo ativamente dos trabalhos feitos juntamente com a comunidade e algo tem me entristecido a cada dia. As Pré-Conferências de Saúde, as reuniões do Orçamento Participativo, as Audiências Públicas... tudo está esvaziado em quase todos os pontos da cidade. É engraçado, no bar todo mundo sabe política, nas redes sociais todos falam bonito. É um tal de “falta saúde”, “tem buraco aberto”, “cadê a educação?”. Aí quando as pessoas têm espaço para discutirem e apresentarem suas carências, onde estão? Na hora das reuniões, qualquer novela é impedimento. Na hora exata de falar, a população se cala. Vamos todos pensar melhor nisso e ir atrás do que nos convém! Vamos todos nos levantar e agir! Aí, sim, as pessoas devem e podem reclamar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.