quarta-feira, 10 de setembro de 2014

DISCURSO DA VEREADORA VERA NA TRIBUNA EM 09 DE SETEMBRO

DISCURSO DA VEREADORA VERA NA TRIBUNA EM 09 DE SETEMBRO
Boa noite a todos!
Primeiramente, gostaria de parabenizar a Secretaria Municipal de Cultura, o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, as escolas do município e todos os que abrilhantaram o  nosso Dia da Pátria aqui em São João del-Rei. Há bastante tempo não presenciava um desfile cívico de 7 de setembro com  o o deste ano. É gratificante ver as escolas e as entidades desfilando. Foi tudo muito belo, organizado e foi também emocionante ver a intensa participação dos são-joanenses. A avenida estava realmente cheia. Precisamos resgatar esse desfile nas escolas e nas entidades, inclusive, resgatando as fanfarras das escolas. Eu me recordo da época em que era diretora do Polivalente e nós com um ou dois meses de antecedência começávamos os ensaios para o desfile. O desfile é um reverência à Pátria. Claro que também são elementos de honra à Pátria a efetiva participação nos movimentos sociais, conselhos, a participação nas associações, a presença nas reuniões da Câmara, na vida política da sociedade e muito mais.  É sempre importante praticar e demonstrar o amor a nossa Pátria. E é esse amor pelo Brasil e pelos brasileiros que me move a cada dia na luta por um mundo melhor e no exercício do meu papel enquanto vereadora.
Gostaria de convidar toda a população para a inauguração das novas instalações do Restaurante Popular Municipal do Tijuco, que acontecerá amanhã às dez e meia da manhã. O restaurante funcionará na Avenida General Osório, 255. Agora, a população poderá contar com um novo cardápio e adquirir o prato mais suco e mais sobremesa por $2,50. Gostaria de lembrar que algum tempo atras, juntamente com o vereador Flávio e o vereador Gilberto, estivemos em alguns restaurantes  populares fazendo visitas. Deixamos no local algumas sugestões e que foram acatadas. Por exemplo, não estavam inclusos na refeição nem a sobremesa e nem o suco. Isso foi fruto na nossa visita e da nossa fiscalização.  Parabenizo a Prefeitura pelas melhorias e espero que a comunidade possa se beneficiar ainda mais agora. Como vereadora, sempre estarei fiscalizando.
E é com imensa alegria que chegamos ao 5º Xadrez na Praça, como vereador Fábio bem falou ainda há pouco. Tenho que dizer que é árduo o trabalho para colocar um projeto como esse em prática. É necessária uma grande estrutura como mesas, cadeiras, brindes e muitas vezes tiramos do nosso bolso. Temos um professor que gratuitamente ministra as aulas para os iniciantes e fazemos um pequeno torneio no final. Eu já tive a oportunidade de falar nessa tribuna dos benefícios do xadrez. É muito gratificante ver o projeto se consolidando e levando conhecimento para cidadãos de todas as idades. No próximo sábado, dia 13, o evento vai acontecer no Largo Tamandaré, a partir de 8h e 30min da manhã e todos estão convidados. Gostaria, também de lembrar que esse projeto está fazendo um rodízio pelas praças da cidade e isso faz com que o poder público arrume nossas praças. Como de costume, serão sorteados brindes para os participantes, que poderão aprender a prática em uma oficina ou disputar partidas de xadrez. Todos também serão contemplados com medalhas.
E falando sobre projetos, espero que o senhor prefeito esteja nos ouvindo, até porque o que tenho a dizer vem acontecendo desde a ultima administração também, desde o ultimo prefeito. Temos um trabalho imenso em elaborarmos um projeto com estudos, pesquisas, justificativas e vemos o mesmo ser sancionado e no fim das constas ele não é posto em prática. O seu por exemplo, vereador Flávio, que diz respeito ao tempo de espera das filas de banco, não é colocado em prática.  Eu mesma fiquei horas e horas em um banco, com dor no joelho e  sendo uma senhora de idade, em pé e várias outras pessoas na mesma situação. Assim me pergunto  para quê elaboramos um projeto. Um projeto não é para inglês ver, ele deve ser colocado em prática, precisa ser efetivado. Esse projeto Xadrez na Praça, por exemplo,  nós estamos arcando com ele. Possuímos, claro, todo o apoio e suporte da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer que comprou todo o material. Todavia, um projeto requer muito mais de todos nós. Dessa forma, vereadora Jânia, ficaremos desanimados em propor projetos. Um projeto para ser engavetado? Não podemos legislar sobre matéria financeira e daí se elaboramos um projeto denominando ruas , que também é nossa função,  somos retalhados. A elaboração e proposição dos projetos são de grande importância. Por sua vez, eles precisam ser discutidos nas comissões antes de chegarem na reunião. Fica inútil a reunião das comissões se o projeto é levado a mesma e os defeitos do projeto aparecem somente na hora da reunião. Gostaria de pedir para os senhores vereadores que venham para as comissões  e ali todos os projetos poderão ser estudados e levantados os problemas de cada um antes da reunião da Câmara.
Gostaria de agradecer alguns apoios que são fundamentais para o sucesso do nosso projeto. Agradeço a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e toda equipe  em especial ao Alvinho; o professor Plínio Pacheco que gratuitamente ministra as aulas; os comerciantes que contribuem com a doação de brindes; o DAMAE que nos cede o caminhão pipinha, além de toda a equipe que nos ajuda na organização. Termos mais uma edição no mês de outubro e então paramos em função do período de chuvas. No próximo ano, caso não tenha apoio do poder  público encerro por aqui o projeto. Precisamos da colaboração de todos.  É um projeto e como disse um projeto é para todos e não é do vereador. Aliás, gostaria de dizer novamente que os projetos devem ser em benefício de toda comunidade, é preciso parar com todo o vaidosismo. O projeto é para a população e benefício de todos.

Muito obrigada a todos e boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.