sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DISCURSO DA VEREADORA VERA 08 DE FEVEREIRO DE 2011

Senhora Presidente, colegas, público presente e ouvintes da Rádio Emboabas:

Não vou falar muito, pois os nobres edis já lamentaram o suficiente. Aqui está virando o “Muro das Lamentações”. Temos que parar com as lamentações e partir para a prática. Por exemplo, o meu Projeto da Câmara Itinerante encontra-se há dois anos nessa casa e não é colocado para votação; se tivéssemos votado, uma hora dessas estaríamos conversando diretamente com a comunidade. Sou diariamente cobrada por telefone, por e-mail, no gabinete, onde atendo toda tarde; sou cobrada demais. Na semana passada, fui cobrada pela população em relação à coleta de lixo, como já está fotografado, filmado e colocado na internet. E, nesta semana, fui chamada na rua onde se localiza a Secretaria de Assistência Social, onde o Senhor Prefeito estava distribuindo o vale . “Quem quer dinheiro?”, vale de trinta e cinco reais, parecendo o Sílvio Santos. É uma vergonha!!! Quase saiu briga. Quando me dirigi à Secretaria de Assistência Social, pasmem, vocês, eu fui barrada por uma funcionária; mas entrei e disse-lhe que esse é o meu papel de fiscalizar, que queria saber como procedia essa distribuição. Depois a Sra. Secretária me atendeu com muita urbanidade, pois ela é muito educada. Quando votei contra o projeto de distribuição de cestas básicas, quero colocar aqui bem claro para o público, que não sou contra a doação de cesta básica, sou contra, sim, a falta de critérios claros e sérios. É tudo “ao Deus dará”. Na época, vários companheiros quiseram me “queimar”, dizendo que sou contra os pobres. Não sou não! Sou a favor de ajudar os necessitados, desde que de maneira criteriosa e respeitosa, não como foi feito naquele local. Pessoas deficientes e de idade não conseguiram receber e voltavam chorando; quando viram que elas estavam conversando comigo, rapidinho arrumaram as cestas. É um absurdo essa falta de critério. O povo precisa de alimento, mas precisa também de emprego, de dignidade. Quando os cidadãos me procuram no gabinete para pedir esse tipo de ajuda, encaminho-os para a Assistência Social, sem bilhetinho e esclareço que a situação será analisada e que será cadastrado, se realmente precisar. Onde está o Parque Industrial que o Sr. Prefeito prometeu??? Temos que desenvolver projetos para dar emprego para os cidadãos são-joanenses, ainda mais na nossa cidade com uma especial tendência para o turismo. Esse negócio de só asfalto e mais asfalto, como ficará quando terminar de asfaltar a cidade inteira? Logo, hoje, no primeiro dia de transmissão radiofônica da nossa reunião, o povo só está ouvindo reclamação. Já basta!!! Temos que nos articular, inclusive quero pedir aos Srs. Cidadãos presentes para cada um trazer mais dez pessoas para assistir às reuniões da Câmara. Quero ver se teremos coragem ou não de derrubarmos o veto do Sr. Prefeito ao meu Projeto da Transparência. Se deu certo em várias cidades, por que não pode dar certo aqui em São João del-Rei? Como o vereador Gilberto falou, a prefeitura é uma caixa preta, está cheia de gente que entrou pela janela, gente que perdeu a eleição e está ocupando cargo comissionado e não quer aparecer na lista. No DAMAE e na Secretaria de Assistência Social, tropeçamos em um monte de funcionários, parece até que precisa de sinalização dentro das repartições. Ao invés de vetar o meu projeto, o prefeito deveria é atender na prefeitura e a todos igualmente. Agora vou fiscalizar fotografando, filmando e pegando depoimento das pessoas que reclamam. Tem muita coisa errada nessa prefeitura, sim! Tem que ser aprovado o Projeto da Transparência. Qual é o problema em saber quem trabalha na prefeitura? Por que o prefeito não quer publicar essa lista? Não sou oposição simplesmente por ser, quando são feitas coisas boas, eu aplaudo. E, muitas vezes, quando voto contra algum projeto do executivo, os senhores já comprovaram que acaba tendo problema mais tarde. É mentira que os vereadores fazem obras, quem faz é o executivo, os vereadores apenas indicam. Hoje, no Programa Fala São João, foi discutido sobre a Ouvidoria e, pasmem, tem vereador contra. Gostaria de saber dos colegas quem é contra a Ouvidoria. É contra por quê? Vai tirar do vereador a chance de ficar ganhando favores do prefeito? O povo tem que ter esse órgão para fazer as reclamações. Fico indignada com esses fatos. Está faltando democracia, diálogo e sinceridade; precisa acabar com as mentiras eleitoreiras. Alguns pensam que o povo é bobo, mas só se engana algumas pessoas, por algum tempo; porém não se engana todos, o tempo todo. Ouvimos o povo reclamar em todos os meios de comunicação. O povo está reclamando de barriga cheia??? Essa Administração está, então, uma maravilha? Fica aí meu questionamento.

Tenham todos uma boa noite e obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.