sexta-feira, 4 de março de 2011

DISCURSO 1º DE MARÇO

SR. PRESIDENTE, CAROS COLEGAS, IMPRENSA E PÚBLICO PRESENTE

Quero dar os parabéns ao Prof. Fuzatto por seu brilhante trabalho na APAC. Já tive a oportunidade de, a seu convite, fazer palestras para os recuperandos, aqui na Câmara e no presídio.
Hoje, trouxe um abaixo-assinado dirigido ao Exmo Sr. Secretário de Saúde que solicita a implantação da Central de Consultas no Município de São João del-Rei, a fim de informatizar a rede do SUS, criando uma central de maracação para o agendamento de consultas, para agilizar o atendimento. Nomeia o Instituto APOIAR como representante, ao qual podem recorrer para maiores informações. O Instituto e a sociedade civil organizada está pedindo para acabar com o clientelismo, para acabar com as filas, de madrugada. Hoje, tudo usa a tecnologia, e isso facilita para sabermos quantas pessoas serão atendidas. Portanto, isso é bom e merece o nosso apoio.
Gostaria de parabenizar também o Sr. Mauro, presidente do SINDSERV, pela sua explanação na tribuna, suas denúncias são pertinentes. O Sr. colocou a público fatos como servidores que não cumprem o horário de trabalho e funcionários fantasmas. Isso está trazendo constrangimento, sim, para aqueles que trabalham, por isso fiquei muito triste, pois vocês mesmos esstão comprovando. O próprio vereador João da Marcação falou, na semana passada, de um ex-vereador que usa a máquina administrativa. O nome dele consta na lista de funcionários??? Vocês estão vendo gente!? Quando elaborei o Projeto da Transparência não foi para atrapalhar o Sr. Prefeito; até, pelo contrário, foi para ajudá-lo. Infelizmente, foi derrotado. E agora, vamos entrar com uma ação civil pública, uma ação popular, porque nós merecemos saber quem trabalha na Administração; o dinheiro que paga nossos salários é dos impostos que todos nós pagamos, até quando compramos uma agulha. Estão vendo como vem à tona!? A vereadora aqui nã está errada. O servidor precisa ser valorizado e daqui a pouco vem a data-base, e vai ser quanto? 2%, 3%, quanto??? Porque a folha de pagamento tem mais ou menos 1.700 funcionários. Mais ou menos, como a própria Administração afirmou.
Vereador Gilberto, companheiro, caro colega, eu tenho pelo Sr. uma grande estima, porque na votação para sua saída do PT, eu não votei para o Sr. perder o cargo; votei, sim, para o Sr. sair do partido, pois o Sr. não tem a nossa ideologia. Eu acho que o Sr. trabalha, às vezes de modo equivocado, mas trabalha. Quero deixar claro, mais uma vez, que, quando votei a favor do parecer da prestação de contas, não votei aprovando as contas do ex-prefeito Sidinho, votei foi no PARECER DO TRIBUNAL DE CONTAS, que as havia aprovado. Quem sou eu, pobre criatura, para questionar o Tribunal de Contas. O Sr. questiona??? Como votei também na aprovação das contas do SR. Prefeito Nivaldo. Sou muito justa. E quando, nobre vereador, eu vou para a rádio é em defesa dos meus projetos, não para falar mal de ninguém, muito menos do Se. Mas falarei, sim, sobre aquilo que achar equivocado. Inclusive, estou com a prestação de contas da Câmara Municipal, onde consta que fiz um curso no valor de R$347,00. É uma coisa legal, que teve o parecer jurídico a favor e foi aprovado pela Sra. Presidente Jânia Costa. Se não fosse legal, não poderia ter feito o curso pela Câmara. Até porque também se não me ressarcissem, eu já havia pago com meu dinheiro. Sabe por que, vereador Gilberto, esse curso que fiz foi de aprimoramento e o Sr. deveria ter feito, bem como todos os vereadores, para aprender a fazer projetos, avaliar, dar parecer e sobre o nosso verdadeiro papel de vereador. Aliás, quero até propor à mesa da Câmara que nos proporcione cursos desse tipo. Ninguém sabe tudo, aprendemos no dia-a-dia, no nosso trabalho. Está faltando esse aperfeiçoamento. Oxalá a municipalidade pudesse oferecer para os servidores, para melhorar o serviço público. Não paguei com a verba de gabinete, porque o jurídico da Câmara foi contrário. E utilizo muito bem a verba. Minhas prestações de contas estão aqui para todos verificarem e também uma cópia no meu gabinete.
Não tenho receio de falar sobre licitação, transporte público, UPA ou qualquer assunto pertinente. Não precisamos ter medo um do outro. Vereador Mauro, hoje, o Sr. está presidente, e tenho certeza de que irá dirigir muito bem essa casa, apesar de não ter votado no Sr. Acho que as coisas aqui deveriam ser mais abertas, não gosto dessas atitudes de compadres e comadres. Como o Sr. disse, vereador Gilberto, que não vai votar nos meus projetos. Não é assim que se faz. Voto e votarei a favor de bons projetos para nossa cidade de qualquer um dos senhores e do Sr. Prefeito. Mas as coisas devem ser colocadas às claras, com transparência, não com maldade, como muitos fazem, dando punhalada e tirando o tapete. Quem perde com isso é a cidade. Nós teríamos que ser mais unidos, porque a imagem da Câmara na sociedade é péssima. Não pensem vocês que está tudo bonitinho, que ajudando no varejo, vão resolver a situação. Nossas ações devem ser para o bem coletivo. Infelizmente, a nossa cidade está suja, feia; falta saúde, falta educação, falta quase tudo. Nós estamos aqui para trabalhar para o povo e devemos ter claro que vamos passar, ninguém aqui vai ser vereador a vida inteira, ninguém vai ser prefeito para sempre. Quero, nesse tempo que estou vereadora, fazer as coisas bem feitas. E o que tiver que falar, vou falar; o que tiver que colocar na Tv, vou colocar; o que tiver que discutir, vou discutir; o que tiver que falar no rádio, vou falar. E se vocês quiserem conversar comigo, estou às ordens, o meu gabinete fica de portas abertas. Nós estamos aqui para melhorar São João del-Rei, então, vamos parar com esse discurso mentiroso que todos estão ajudando; mas, muitas vezes, de maneira equivocada. Portanto, nesses dois anos que faltam para a Administração, para essa Câmara, para essa legislatura; gostaria que dialogássemos mais, organizássemos mais. Por isso, presidente Mauro, gostaria de ter uma conversa com o Sr. à respeito da organização interna da Câmara. Quero colaborar, já falei isso várias vezes, porque um trabalho organizado tem muito mais efeito. Aqui ninguém é inimigo de ninguém, nosso inimigo é o DIABO. É esse que fomenta a mentira, a desgraça toda que existe no mundo: as drogas, as bebidas, os maus pensamentos. Devemos nos ajudar, pois estamos aqui por pouco tempo. Estou aqui para ajudar independente da sigla partidária. Muitas vezes, tentam me atacar, falando mal do PT e da presidenta Dilma. Lá ela vai ter discernimento para resolver os problemas do país. Nós temos que resolver aqui e agora, no nosso município. E tudo que estiver errado, devemos atacar mesmo, atacar para acabar. Aqui não tem nenhuma bruxa, nenhuma megera, que é oposição simplesmente por ser. Devemos ser parceiros, até porque não se engana todas as pessoas, todo o tempo; só se engana algumas pessoas, por pouco tempo. O que eu puder contribuir, vou contribuir para o bem estar da população de São João del-Rei.

Boa noite e obrigada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.