terça-feira, 31 de maio de 2011

DISCURSO DO DIA 24 DE MAIO DE 2011

Sr. Presidente, colegas vereadores, imprensa, Rádio São João e público presente:

Hoje gostei da manifestação que houve aqui na Câmara. Isso já é um começo para a população se sensibilizar com os problemas da cidade. Não temos só o problema dos animais, existem vários outros problemas que temos falado na Tribuna desta casa que precisam ser resolvidos.

Sabe, vereador Gilberto, quando falamos do Sr. Prefeito não é para falar mal da pessoa dele. Mesmo tendo vetado vários projetos meus, não atendendo minhas indicações, não tenho raiva dele. Tem que ter alguém para mostrar as coisas que estão erradas na cidade. Estou exercendo o meu papel de vereadora. Quando publico críticas e fatos no jornal, no meu blog, no meu site ou quando falo aqui é para melhorar a cidade.

Nós, vereadores, estamos sendo cobrados por causa do aumento do IPTU. Precisamos de mais esclarecimentos do órgão competente da Prefeitura. É preciso esclarecer a população, pois a gente é crucificado o tempo inteiro, indevidamente, às vezes. Cada um aqui trabalha de uma maneira, mas tenho certeza de que todos estão trabalhando. Peço que o Sr. Prefeito divida o valor cobrado do IPTU em mais parcelas, pois as pessoas não estão podendo pagar somente em 3 (três) parcelas. Sr. Presidente, inclusive, está escrito nos ônibus que se o cidadão não pagar, será cobrado na Justiça, mas não vai não, porque ainda não é dívida ativa. Então, tem que rever essas questões e esclarecer a população. Peço que façam uma revisão nos valores cobrados e uma redivisão das parcelas, para os cidadãos terem condições de pagar.

A cobrança da população se refere a tudo: estão me cobrando bueiros no Bairro Caieiras, aliás, já tive oportunidade de filmar bueiros entupidos na cidade inteira. Hoje, fui chamada por uma moradora da Rua Paulo Freitas por causa de um muro de proteção que uma proprietária construiu sobre a calçada. Conversei com a proprietária, esclarecendo que havia recebido a denúncia, porém ela disse que tem alvará da Prefeitura. Temos que fiscalizar, esse é o papel do vereador.

Quero parabenizar a Secretaria de Agropecuária. Estive domingo na feira e gostei muito. Há muito tempo que precisamos valorizar nossos agricultores. Dei os parabéns ao Sr. Prefeito e ao Sr. Secretário. Não estou aqui só para criticar, quando se fizer coisa boa, vou enaltecer.

Em relação ao problema dos animais, no início do meu mandato, eu, a Sra Mara Nogueira, da Sociedade Protetora dos Animais, e o veterinário Dr. Lucas Rangel, fizemos um projeto para tentar resolver o problema, mas projeto que requer recurso financeiro não é da competência do Legislativo e, sim, do Executivo. Vereador não pode legislar sobre matéria financeira, então, o projeto não foi para frente. Estou preocupada com essa situação, inclusive, no meu último informativo tem a foto de um cavalo pastando na praça situada em frente ao meu gabinete. A cidade está cheia de animais soltos ou abandonados. Isto espanta o turista e também é uma questão de saúde pública. Por isso, Sr. Presidente, gostaria que o Sr. pensasse a respeito do encaminhamento que fiz para que realizemos uma Audiência Pública sobre esse tema. Hoje o clima estava tenso; as pessoas vieram e colocaram suas sugestões como vacinação, uso de chip, etc; mas é preciso um debate maior com a comunidade e a Administração Pública. O Sr. poderia nomear alguém para fazermos essa Audiência Pública, pois esse é um problema comum, que afeta a todos. Eu me disponho a ajudar. Peço, inclusive, a presença do Sr. Prefeito, porque quem tem a caneta na mão é ele. Vamos convidar também a Secretaria do Meio Ambiente e todos os colegas vereadores. Eu também gosto de animais e só não tenho cachorro em casa, porque não tenho tempo de cuidar. Esse foi um pavio que incendiou para trazermos à tona outros problemas sérios que existem em São João del-Rei. Torno a falar aqui nessa Tribuna: os mendigos debaixo da ponte com esse frio, é uma situação que merece misericórdia da população. A Assistência Social tem que tentar resolver esse problema. Vi hoje mesmo uma pessoa estirada na calçada, quantos bêbados perambulam por aí, e a droga disseminada entre os jovens. Temos que tratar desses assuntos juntos, de comum acordo. Inclusive, estou fazendo parte do Conselho Antidrogas.

Não somos inimigos, não guardo raiva de ninguém, mas, quando tiver que falar, podem estar certos, não vou poupar ninguém, vou apontar o que estiver errado. O que estiver bem, dou os parabéns. Temos que apontar o que não funciona. Por exemplo, a saúde não funciona. Tive que ir ao Ministério Público com uma família aflita, para conseguir que um paciente fosse para Belo Horizonte, porque estava quase perdendo a perna aqui no Hospital. A família até fez um B.O.

Parabenizo todos que querem trabalhar, todos que aqui vêm para participar e têm a paciência de escutar e oxalá aumente o número de cidadãos que freqüentam as reuniões da Câmara, não somente quando o problema é de um grupo ou de uma categoria, porque o problema que atinge São João del-Rei, atinge todos os cidadãos.

Muito obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.