quarta-feira, 15 de junho de 2011

DISCURSO DO DIA 14 DE JUNHO DE 2011

Sr. Presidente, colegas vereadores, imprensa, Rádio São João e público presente:

Apesar de a vereadora Sílvia ter saído, gostaria de dizer para ela que já fui autorizada pelo Sr. Presidente a já encaminhar a Audiência Pública sobre os animais, juntamente com a Dra. Elvira e o Sr. Krisnha, secretário da casa. Não temos ainda o local, pois a UFSJ encontra-se em greve, mas estamos providenciando. Então, teremos oportunidade de discutir sobre canil, ship ou outras soluções viáveis, não adianta ficarmos sempre aqui só falando.

Quero também parabenizar os italianos e seus descendentes, pois não tive ainda possibilidade de falar para eles, os Davin, os Vianini, e todos da Colônia.

Já que, hoje, o meu projeto da Ficha Limpa foi aprovado em 1° turno, gostaria de fazer algumas considerações

Mais uma vez, quero voltar ao assunto da ética, da moralidade e da honestidade no serviço público.

Infelizmente, somos um país em que, para uma parte da população, levar uma folha de papel do seu trabalho para casa não é nada demais. É um exemplo que, à primeira vista, parece simples e banal. Que isso? Uma simples folha de papel? Pensarão alguns. Aí que reside o cerne da questão. Não é o valor, mas o ato é que importa.

Precisamos mudar esse conceito. O respeito ao alheio, ao direito do outro, ou ao direito de todos é o valor maior de quem lida com o bem público. Estamos assistindo a uma pequena mudança, em alguns municípios brasileiros, que, através de leis que poderíamos chamar de moralizantes, procuram estabelecer regras e preceitos para regular os atos dos agentes públicos. Obviamente, essas regras e preceitos se baseiam em valores como correição, honradez e integridade.

No nosso campo de atuação, enquanto vereadores, e, no campo do Executivo, há a preponderância do interesse coletivo em detrimento do individual. Cabe ao poder público – legislativo e executivo – proporcionar aos cidadãos uma perfeita vivência em sociedade. Daí, caros colegas, continuo a minha luta pela transparência, pela probidade, pela honestidade e por ações voltadas para o coletivo. Não concordo e não compactuo com a política mesquinha do “toma lá, dá cá”, da troca de voto por favores pessoais, por benesses e jamais compactuarei com o uso da saúde pública, aliás, da falta de saúde pública, com o uso da pobreza para me eleger. Penso que quem usa da miséria para se eleger, quer mantê-la para ter sempre essa “moeda de troca”.

Quanto à improbidade administrativa, revela ela a qualidade do administrador público que não procede bem, por não ser honesto, que age indignamente, por não ter caráter, que não atua com decência, por ser amoral.

Por isso, caros colegas, continuo insistindo por uma Câmara Itinerante, por publicações de listagem de servidores, por publicações de todas as ações administrativas, como as folhas de pagamento; por exigência de ficha limpa para os cargos comissionados; enfim, exercendo o meu papel, elaborando leis que colaborem para a moralidade e a probidade, leis que eduquem nosso povo para que tenhamos uma cidade limpa em que os cidadãos respeitem o direito de todos. E mais, continuarei fiscalizando o Executivo. Mas quero lembrar que o que está tecnicamente correto no papel, torna-se muito difícil de ser questionado, a não ser que se tenha provas concretas e irrefutáveis.

Nosso caminho é penoso, mas tenho certeza de que a população são-joanense reconhece nosso esforço em fazer um trabalho honesto e voltado para o coletivo.

E, finalmente, gostaria de convidar todos para participarem e divulgarem a Semana Antidrogas que está acontecendo desde ontem, 13/06, até 18/06. Todos nós sabemos o que vem acontecendo com nossos jovens. Ontem, na TV Campos de Minas, no Programa Conversa Franca, foi debatido o assunto e De 13 A 16 de junho - COMAD nas escolas - 16 de junho - Palestra – A Importância do Professor na Prevenção às Drogas - Local: Anfiteatro do 38° BPM-MG - Horário: 18h - 17 de junho - Palestra – Capacitação e Ações Integradas - Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio – UFSJ - Horário: 18h - 18 de junho - Encerramento – Blitz e Passeio Ciclístico - Concentração: Av. Leite de Castro – 38° BPM-MG - Horário: 09h. Nós temos que combater veementemente as drogas na nossa cidade.

Agradeço a todos os presentes e aos ouvintes de casa por nos ouvir até agora.

Boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.