quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CÂMARA MACHISTA


CÂMARA MACHISTA

A vereadora VERA lutou para conseguir a realização da Conferência Municipal dos Direitos da Mulher e, como delegada, representando o Poder Público, participou da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, em Belo Horizonte. Também está incentivando as lideranças femininas para que seja formado o Conselho Municipal da Mulher, em São João del-Rei.

Entusiasmada pelos debates e palestras sobre os direitos e as políticas públicas para as mulheres, VERA elaborou o projeto de lei que “Dispõe sobre o Dia Municipal de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, com o objetivo de conscientizar os cidadãos são-joanenses em relação à igualdade de direitos da mulher e à Lei Maria da Penha. E, através dessa conscientização, poderão advir várias medidas de proteção e de garantia aos direitos da mulher. Um dos eixos da conferência foi o “enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres e uma das propostas que serão encaminhadas à Conferência Nacional é ‘Garantir a implementação e fortalecimento de centros de educação e reabilitação do agressor e criar e divulgar norma técnica de orientação do serviço multidisciplinar oferecido ao agressor’”.

As mulheres não querem ser superiores nem inferiores aos homens, mas andarem lado a lado, com respeito, formando uma sociedade igualitária e justa. Ainda é grande o número de mulheres que sofrem agressões verbais, psicológicas e físicas por companheiros e familiares e, no ambiente de trabalho, são assediadas moralmente e sexualmente.

Infelizmente, o projeto foi derrotado com os votos contrários dos vereadores e de 3 (três) vereadoras. Apenas votaram a favor a vereadora VERA e o vereador João Carlos.

Projetos de lei que dispõem sobre dia ou semana comemorativos ou de conscientização têm o objetivo de chamar a atenção da população; conscientizar; dar visibilidade a um problema existente na sociedade e que, muitas vezes, passa despercebido; dar visibilidade e importância a uma categoria de profissional ou parabenizar. Inclusive, outros vereadores apresentaram, neste ano de 2010, e foram aprovados vários projetos relativos a dia ou semana comemorativa, como: Dia do Gari; dos Catadores de Papel; da Juventude; Semana do Idoso e da Redução de Desastres. E a vereadora VERA votou favorável a todos.

Não é estranho terem votado contra o projeto da vereadora VERA que tem o nobre objetivo de conscientizar os homens sobre a igualdade de direitos da mulher mãe, esposa, filha, irmã, tia, sobrinha, trabalhadora, estudante, etc???

Evidencia-se o machismo também em pequenas atitudes, como menosprezar um dia de conscientização de um problema tão sério em nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.