segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS MULHERES


Vera voltou entusiasmada da 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as mulheres. É preciso ampliar o diálogo entre o poder público e a sociedade – disse Vera. Após as conferências estaduais, acontecerá a conferência nacional, em dezembro, em Brasília.

Eixos temáticos discutidos:

1- Autonomia econômica e social: igualdade no mundo do trabalho e desafios do desenvolvimento sustentável: emprego e mercado de trabalho; ampliar o acesso das mulheres ao mercado formal do trabalho, com garantia de direitos e redução de desigualdade salarial; garantir a inclusão produtiva das mulheres por meio da assistência técnica, do acesso ao crédito e do apoio ao comércio, bem como ao empreendorismo, associativismo e cooperativismo; ampliar a oferta de equipamentos sociais que contribuam para aumentar o tempo disponível das mulheres, tais como: creches e pré-escolas (integrais e de qualidade), restaurantes e cozinhas populares, lavanderias comunitárias, dentre outros; as mulheres, padrão de desenvolvimento e a sustentabilidade socioambiental.

2- Autonomia cultural: enfrentando o sexismo, o racismo, a homofobia e a lesbofobia: por uma educação libertária; cultura, comunicação e garantia de direitos de cidadania.

3- Autonomia pessoa: enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres; saúde, direitos sexuais e reprodutivos.

4- Autonomia política, institucionalização e financiamento de políticas públicas para as mulheres: participação em cargos de direção e decisão; enfrentamento das desigualdades geracionais que atingem as mulheres, com especial atenção às jovens e idosas.

Por fim, Vera comentou que espera que o Poder Público Municipal apóie integralmente o Conselho Municipal da Mulher e dê especial atenção às questões que envolvem a violência e a agressão contra as mulheres, no Município de São João del-Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.