segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Discurso de 27 de setembro de 2011.

Boa noite, presidente, caros colegas edis, imprensa, ouvintes da rádio São João e público presente.

Temos que ter hombridade e assumir a nossa posição. O clima está meio tenso e acho que não se deve pressionar o colega. Os nobres colegas têm dito que todas as cidades têm aumentado o número de vereadores, mas nem todas. Eu pesquisei e, por exemplo, em Ponta Grossa do Paraná, os moradores fizeram abaixo-assinado, com 5.000 (cinco mil) assinaturas, contra o aumento do número de vereadores. Juiz de Fora, Bicas, Governador Valadares também não aumentaram. Não é porque a lei diz que pode ter de 9 a 17 vereadores que temos que aumentar. Podemos colocar o quanto quisermos, dentro dessa margem. De início, antes mesmo de consultar a população, já manifestei minha posição contrária. Por quê? Porque não é aumentando a quantidade que vai aumentar a qualidade. Precisamos é primar pelo nosso nome de político, pela nossa atuação política. Temos que parar de ser capacho do prefeito, temos que ter autonomia na Câmara, autonomia administrativa, autonomia para votar. Fico muito triste quando escuto alguém falar que uma minoria é fácil corromper. Jamais vou me corromper e sou minoria nesta casa. O trabalho que tem que ser feito por nós mesmos, pela mídia local, é de conscientizar a população do verdadeiro papel do vereador, porque a população não sabe, pois nos pede coisas que não são da nossa competência. Todo mundo quer benesse, quer empreguinho, quer “uma boquinha”, quer cascalho, quer areia, quer cesta básica. A população tem que tomar conhecimento que o vereador está aqui para representá-la, para legislar e fiscalizar. É democrático seguir a opinião da maioria, a corrupção não se resolve aumentando a quantidade de vereadores, mas melhorando a qualidade. Temos que fazer um bom trabalho e mostrar para que serve o vereador, qual é o seu papel. Nós não estamos fiscalizando, porque o meu requerimento de CPI foi barrado; o meu projeto de Transparência foi vetado; o meu projeto da Ficha Limpa também foi vetado; o meu projeto da Câmara Itinerante está engavetado e outros mais. Estes projetos são para mostrar a transparência e a legalidade da Administração Pública. A transparência é boa para o outro, mas quando vamos agir com transparência, recuamos? Então, gostaria imensamente de pedir aos meus colegas edis: vamos votar nos 10 vereadores e trabalhar – eu sei que os senhores trabalham, cada um trabalha da sua maneira – em conjunto, desenvolver projetos para o povo que realmente atendam às necessidades de todos. Estamos vendo as necessidades da nossa cidade: a saúde, a educação, a limpeza, e tudo mais. Temos que votar com consciência. Tenho certeza que a “cara” da Câmara vai mudar, se mantivermos os 10 vereadores. E não precisam ficar com medo. Tem vereador dizendo que tem que diminuir o coeficiente para se eleger com poucos votos. Pelo amor de Deus, eu quero me eleger é com muito voto, não é com pouco não. Com poucos votos não estaremos representando os eleitores da cidade. Então, voto pela manutenção dos 10 vereadores e quero trabalhar muito e aqui tem uma vereadora que trabalha e quero trabalhar mais ainda.

Muito obrigada e boa noite a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.