quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

DISCURSO DE 13 DE DEZEMBRO

Boa noite Sr. Presidente, caros colegas vereadores, imprensa, ouvintes da Rádio São João, telespectadores da TV Campos de Minas e público presente.

Gostaria que o Sr. Prefeito estivesse escutando, tenho certeza que sim, mas, se não estiver, alguém aqui se incumbe de falar. É o seguinte: a nossa situação de cidadão são-joanense está insustentável. Outro dia, perto da Rodoviária, um cidadão se dirigiu a mim veementemente, cobrando a limpeza da cidade. Disse-lhe que não sou vereadora sozinha, há mais 9 vereadores na Câmara. Joguei a responsabilidade para os senhores também. Tem o presidente da Câmara, tem o Sr. Prefeito, os secretários, os funcionários da prefeitura, que nem sabemos ao certo a quantidade que tem, parece que é mais ou menos 2.000 servidores, pois todos os requerimentos que faço à Administração, solicitando a relação nominal dos servidores, mas não são respondidos.

Recebo muita reclamação no meu gabinete e pelas redes sociais, porque eu posso ficar no facebook muito tempo, pois não tenho outro trabalho, sou aposentada. Observamos que, às vezes, funcionários públicos ficam no facebook o dia inteiro, porque, em uma cidade pequena, a gente conhece todo mundo. Ficam no horário de trabalho. Vou sugerir que coloquem senha nos computadores da Câmara, da Prefeitura, do DAMAE.

Recebi de um cidadão que informa que faz o trajeto de Lagoa Dourada a Barroso, todos os finais de semana, passando pela nossa cidade e, no final de semana próximo passado, quase se chocou com uma carreta, ao desviar de um enorme buraco que existe na esquina da Av. Sete de Setembro com a Exp. Francisco Batista Rios. Como podemos ver, até pessoas de outra cidade correm risco, por causa da má conservação das ruas de São João. As ruas de São João estão parecendo queijo suíço, de tanto buraco, os motoristas têm que fazer ziguezague para desviar.

Uma são-joanense me procurou para dizer que os ônibus não estão passando no ponto da Biquinha e que não tinha nenhum aviso. Uma outra pessoa que lhe deu a informação e, carregada de sacolas, teve que caminhar até perto do SACE, mas o motorista não parou e disse que o ponto era mais na frente. Ao chegar no ponto indicado, veio um ônibus de Santa Cruz e o motorista apontou para onde estava anteriormente. O ponto estava lotado de gente no sol. As guaritas estão sendo mudadas, mas deveriam ter tirado assim que fossem colocadas as novas. É falta de planejamento da Prefeitura. Estou falando isso, porque os cidadãos me procuram para reclamar e pedir ajuda. Longe de mim criticar por criticar.

O buraco aberto na Rua Maria Tereza trouxe um transtorno muito grande para o trânsito, em pleno centro da cidade. O Sr. Presidente já disse que o trânsito é caótico em quase todas as cidades, mas temos que melhorar a cidade em que moramos, é aqui que temos que resolver os problemas. O ideal seria fazer o serviço de tampa-buraco, à noite, sem trânsito. A cidade está uma verdadeira colcha de retalhos. É paralelepípedo remendado com asfalto, é bloquete remendado com asfalto, é asfalto remendando asfalto. Reparem! Reparem! Eu sou muito observadora.

Na subida do Sr. dos Montes, tem esgoto escorrendo, ao lado do mercado, infiltrando na rua que já está torta e exalando um cheiro muito desagradável.

A Av. Leite de Castro está cheia de galhos caídos, ao longo do caminho e a água continua represada nos meios fios, por causa do asfalto colocado rente aos passeios, ou seja, no mesmo nível. Perto do IPTAN e do Bahamas fica intransitável quando chove. Queira Deus que as chuvas não se intensifiquem.

Ao lado da Santa Casa, descendo a Av. Andrade Reis uma senhora tropeçou e caiu por causa de um ferro em cima da calçada, na esquina. Ela teve escoriações, mas, se fosse uma senhora mais idosa, poderia ter se machucado muito.

O lampião aqui em frente à Câmara está tombando e os vidros quebrados. Estão iluminando a cidade e está ficando muito bonito, mas não vão arrumar o lampião? Vão colocar luz com o lampião torto?

Na rua onde moro, que foi falado aqui várias vezes que foi asfaltada, continua sem o meio fio e já foi licitada a obra. A ponte que dá acesso à rua está sem os balaustres e em péssimas condições; sem falar na sujeira e entulhos dentro do córrego, perto do posto de saúde e da escola. Alguns vizinhos estão cimentando ao meio fio, em frente às suas casas, capinando e plantando flores para melhorar o aspecto da rua.

O Sr. João Madalena, ex-secretário de Obras, havia feito várias denúncias com relação ao desvio de função de funcionários e parece que continua. Faltam servidores nas ruas arrumando, faltam fiscais fiscalizando os serviços e, enquanto isso, a administração tem mais de 150 cargos comissionados. Há necessidade de técnicos e de mão de obra especializada. Por exemplo, o posto da Praça Raul Soares ocupou parte do jardim da praça, ou seja, um espaço público. Esse assunto foi debatido até na imprensa. Ninguém viu quando estavam construindo. Onde estavam os fiscais da prefeitura? Em Matosinhos tem uma rua em que a casa avançou sobre a metade dela, que providência foi tomada. Os fiscais viram? Foi denunciado? E as pessoas vêm cobrar da gente, achando que nós, vereadores, é que vamos consertar.

Aproveito a oportunidade para falar com os telespectadores, os ouvintes de casa e com todos aqui presentes que estamos aqui para fiscalizar. Vou continuar fiscalizando e denunciando nos jornais e nas redes sociais. Estou ajudando o Sr. Prefeito, pois estou apontando as falhas que precisam ser sanadas nessa nossa cidade que tanto amo.

Gostaria de aproveitar para desejar a todos um Feliz Natal e dizer que estou muito feliz com o Projeto Luzes que Encantam, pois, na rua onde moro, os moradores aderiram ao Concurso Rua Natalina e se entusiasmaram tanto que estão querendo formar uma associação de bairro.

Então, novamente, Feliz Natal a todos. O meu gabinete vai continuar à disposição da população como também o e-mail veravereadora@hotmail.com. Podem me mandar as denúncias, porque não tenho medo nenhum de levá-las à imprensa.

Tenham todos uma boa noite e muito obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.