Sr. Presidente, nobres colegas vereadores, público presente, imprensa e ouvintes de casa.
Vou dar continuidade à ladainha da vereadora Sílvia. Vereador Gilberto, você bem disse que a gente tem cobrado do prefeito, mas ele não tem bola de cristal, é por isso que me sinto à vontade de fotografar, filmar e publicar para informar ao Sr. Prefeito e todos os cidadãos.
As coisas não estão tão bem como falam. Basta os senhores assistirem ao noticiário da TV Campos de Minas e das rádios, entrarem nas redes sociais que verão as solicitações dos cidadãos.
Inclusive, hoje, estou com várias reivindicações. Nós, vereadores, pagamos um preço muito caro, pois somos cobrados o tempo inteiro, mas como somos porta-vozes do povo, temos que escutá-lo.
Mais uma vez, venho aqui discorrer sobre alguns problemas que têm afetado a nossa cidade: primeiramente, quero parabenizar o Sr. Prefeito pelo novo asfalto que está sendo colocado em várias ruas da cidade. Por que não foi colocado antes? Está sendo colocado agora por que é ano eleitoral? Por que já não fez bem feito de uma vez? Quem vai ressarcir os prejuízos causados pelo outro tipo de asfalto que teve que ser substituído em várias ruas? Torno a dizer que, antes de se colocar a massa asfáltica é necessário providenciar a captação de esgoto e de água. Também tenho que parabenizar pelas lixeiras que estão sendo colocadas nas ruas. Porém, em minha opinião, deveriam ser maiores e colocadas em toda a cidade, não só no centro. O povo também deverá fazer a sua parte; não jogar lixo no chão, pois a desculpa é que não havia lixeiras.
Com relação ao lixo, estou recebendo várias reclamações acerca da coleta. Normalmente, o caminhão não está passando nos horários marcados e o lixo fica por muito tempo exposto no meio ambiente e os animais, que continuam soltos e/ou abandonados nas ruas, revolvem-no e espalham, emporcalhando as ruas. E, por falar em animais, esta semana um jovem que transitava de moto na rua que vai até as Águas Santas deparou-se com vacas no caminho e tentou se desviar, mesmo assim, esbarrando em uma delas, se descontrolou e bateu em um poste, chegando a morrer no local. Infelizmente, esse caso virará só mais uma estatística em nossa cidade e para os “órgãos competentes”. Resta-me dar as condolências à família.
E, falando de animais, eles continuam soltos, apesar dos encaminhamentos feitos, por ocasião da audiência pública, que promovi, no ano passado.
Também, através de solicitação de cidadãos, faço ofícios de solicitação ao Sr. Prefeito para indicar pedidos da população em relação a problemas da cidade. Gostaria de chamar a atenção sobre a péssima iluminação da Praça dos Expedicionários, onde têm acontecido vandalismo e assaltos, facilitados pela escuridão, pedido do Sr. Eduardo Valim.
Outra reivindicação que recebi foi de um cadeirante que foi maltratado quando aguardava o coletivo urbano. Sabemos que o Sr. Presidente, gerente da Empresa Presidente, tem o cuidado de orientar seus funcionários. O próprio cadeirante disse que “A PIOR CADEIA QUE EXISTE É A CADEIRA DE RODAS, PORQUE NA PRISÃO OS HOMENS ENTRAM E SAEM ANDANDO, E NA CADEIRA DE RODAS VC ENTRA E NUNCA MAIS LEVANTA E AINDA É HUMILHADO”. Então, gostaria que o Sr. averiguasse esse fato que me foi relatado, pois tenho certeza de que o Sr. é zeloso em relação ao atendimento aos usuários dos ônibus coletivos, mas não posso deixar de fazer o relato, pois sou uma vereadora e o transporte público é de interesse do cidadão.
Para terminar, gostaria de saber se os vereadores receberam o convite para a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social , cujo tema central é “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”, que será no sábado, 11 de fevereiro, de 8 às 17 horas, no Campus Dom Bosco.
Ainda quero dizer que, em 2012, não priorizarei a elaboração de projetos de lei, porque estou sendo cerceada, pois o departamento jurídico dá parecer contrário e os colegas votam contra, por votar. Como é também meu papel fiscalizar, é isso que vou fazer com mais afinco e mostrar ao Sr. Prefeito que quero que as coisas deem certo, pelo bem de São João del-Rei. Independente de ser do partido A ou B, devem parar os ataques pessoais, por que todo mundo vê agora o que não está certo, por que não cobrou antes, por que não se reuniu em audiência pública, por que não se reuniu com as associações de bairro? Por quê? Quando se chama para discutir os problemas, quase ninguém comparece. Cobrar todo mundo cobra. Então, todas as reivindicações e fiscalizações têm como ser comprovadas. As providências deveriam ser tomadas com relação ao lixo, à iluminação pública, ao transporte público, entre outras.
Obrigada e boa noite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.