Senhor presidente, nobres colegas vereadores, telespectadores da TV Campos de Minas, ouvintes da Rádio São João, imprensa e público presente.
Estou adorando esta discussão de hoje, porque, no início de mandato do Sr. Presidente, tivemos um problema exatamente por as comissões não se reunirem, viu vereador Rodrigo. Quantas vezes solicitei ao Sr. que nos reuníssemos para discutir os projetos e os pareceres jurídicos, mas o Sr. dizia que não tinha problema, que era só assinar antes da reunião. A reunião da comissão é importante, pois o parecer é dado depois do parecer jurídico. Estou gostando dessa discussão de hoje, porque falei muitas vezes que falta organização interna nessa Câmara. Um projeto meu já teve parecer favorável e depois desfavorável da mesma assessoria jurídica, inclusive projeto sugerido por ela mesma e que eu não havia entrado com ele. É só verificar, não tem minha assinatura. Já me reuni com o Sr. Presidente e falei várias vezes a respeito disso. As comissões são “para inglês ver”. Projeto tem que ser analisado, tem que ser revisto. Venho toda sexta-feira para receber os projetos e os pareceres; tenho tudo documentado; leio os projetos e, quando necessário, peço vistas e apresento emendas. Então, tenho minha consciência tranqüila em relação a isso.
Durante a reunião, um cidadão me passou um bilhete reclamando da falta de cumprimento de horário para o recolhimento do lixo. Várias ruas ficam com os lixos espalhados por cachorros, porcos, cavalos que os revolvem à cata de restos. Isso é problema de administração, ou da falta dela.
Vereadora Sílvia, a Sra. tem razão quando diz que é cobrada pelos eleitores. Quando entro no supermercado quase não consigo fazer compra, a cada dois passos é um cidadão cobrando. Cobram por telefone, por email, de todas as maneiras. Hoje teve fila no meu gabinete. Todo mundo reclamando da administração. E, quando exponho aqui, não é simplesmente por ser oposição, quero ajudar o Sr. Prefeito a administrar bem a cidade. Quantas indicações minhas não são atendidas. Realmente, vereador Rodrigo, dou-lhe toda a razão, nós ficamos desmotivados, sim. Indicação não é atendida, obras são para meia dúzia de vereadores; apesar de que vereador não faz obra, faz indicação. E quanto à questão da iluminação pública, tem que favorecer os carentes, sim, e não as empresas conveniadas que têm seu lucro. O vereador Gilberto tem razão. À noite, há vários locais escuros, com iluminação precária, como, por exemplo, o Largo do Carmo. Muitos lampiões estão queimados, os postes tombando, como podemos ver aqui mesmo na esquina da rua da Câmara. Perto da Ponte Benedito Valadares o poste está torto, quase caindo. Na rua onde moro, há uma semana um poste está apagado.
Mais uma vez, venho aqui falar sobre o asfalto. O asfalto que está sendo colocado este ano é de boa qualidade, não resta dúvida. Parabéns. Muito bom, um verdadeiro tapete negro, mas continua em cima da rua, sem a colocação de bueiros. Em muitos locais, depois que asfaltou, estão quebrando para fazer as valas de escoamento de águas pluviais, isto é perda de tempo e dinheiro. Por que já não faz bem feito?
Todo mundo já sabe que agora sou a menina da filmadora. Tive a oportunidade, hoje, de filmar perto do meu gabinete, a Rua João Magalhães que foi asfaltada recentemente, agora está escorrendo água morro abaixo. Os balaustres estão quebrados e minando água embaixo das casas. Se o Plano Diretor tivesse sido implementado, isto não estaria acontecendo. Falta planejamento. Por que os fiscais da Prefeitura não vêem isso? Antes de asfaltar é preciso fazer a captação de água pluvial, arrumar os esgotos. É isso que tem que ser feito. Se, desde a 1ª gestão do Sr. Prefeito, ele tivesse começado a arrumar as ruas pelo básico, água e esgoto, hoje seria bem mais fácil.
Outro assunto bastante discutido e que está na pauta do dia são os abrigos dos pontos de ônibus. Até quando? Temos o direito de saber. Ou estão esperando as vésperas da eleição para serem inaugurados? Isso é um desrespeito com os usuários do transporte coletivo que são as pessoas menos favorecidas.
E os restaurantes populares? Estão dizendo que nessa semana teve comida estragada. Onde está a fiscalização? É assim que o pobre é tratado.
Para terminar, amanhã irei a Belo Horizonte como delegada, representando São João del-Rei, para participar da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social e sábado participarei do Seminário A Previdência que Queremos.
Obrigada e boa noite a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.