Sr. Presidente, ouvintes de casa, telespectadores, público presente e nobres colegas.
Vou começar falando a respeito da saúde em nossa cidade. Ontem, chamaram-me para verificar a fila que se forma no Núcleo Materno, perto do meu gabinete. A marcação de consultas começa às 16h. As pessoas chegam mais cedo para tentar garantir a vaga que são só 8, sendo 4 fichas para consulta, 2 para resultado de exame e 2 para pessoal da zona rural. O pessoal fica em pé, debaixo do sol, aguardando o horário para ser atendido, sendo que, na entrada, tem uma área com bancos, sombra, mas não permitem que as pessoas fiquem nesse lugar. Isto atenta contra a dignidade humana. Lembro-me que, no ano passado, na Conferência de Saúde, ficou acordado sobre a instalação da Central de Marcação de Consulta. Isto resolveria o problema, inclusive, evitando que as pessoas durmam na fila para mercar estas consultas. Ao comparecer ao local, constatei que o Dr. Emanuel, ginecologista, encontra-se de férias, bem como a Dra. Maria José, pediatra e todos dois sem substitutos.
Outro problema que também estou sendo muito cobrada, é a respeito dos pontos de ônibus, assunto este que já foi falado por mim aqui nesta tribuna, por diversas vezes. Até quando? Será preciso ir ao Ministério Público para resolver este problema? Esperam os ônibus crianças, pessoas idosas. Por que tanta demora? De quem é a responsabilidade?
No dia 25 de fevereiro, visitei o Mirante do Cristo, juntamente com o Movimento Força Jovem. Verificamos que, após um ano e meio, pouca coisa foi feita, muito dinheiro foi gasto e pouca informação foi repassada à população. É lamentável ver a qualidade dos materiais usados, é lamentável ver a incompetência na realização do projeto. O piso colocado no local já está com trincas por todos os lados. Os passeios já estão se desfazendo. Entulhos no local desde o início da obra. Foram feitos ralos para que a água não se acumule, porém o caimento não envia a água até eles e, assim, a água fica parada. Os jardins estão cheios de mato e lixo. A última informação que tivemos é que o projeto não cobre a limpeza do monumento, continuando todo pichado. Prometeram a entrega da reforma até abril do ano corrente.
Moradores da Praça Ovídio Vicentini, no Solar da Serra, pediram-me para verificar a obra que está sendo feita. Verificando no Portal Transparência, o empenho global é de R$52.043,59, porém, até agora, foi feito apenas passeio, colocada grama e alguns bancos. Está ficando bonita, resta a conferência dos valores gastos.
Os cidadãos estão cobrando muito a respeito das obras e os valores gastos. Toda obra pública é feita com o dinheiro do povo e deve ser usado com critério. As obras públicas devem primar pela excelência e, infelizmente, não é isso que vemos. Por que os passeios, os bancos começam logo a quebrar e esfarelar??? Por isso estou solicitando os contratos, as planilhas e o cronograma das obras.
Para terminar quero cumprimentar todas as mulheres pelo dia 8 de março, dia Internacional da Mulher. Parabéns a todas as mulheres, mães, irmãs, mulheres guerreiras, mulheres lutadoras, mulheres que contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária. Que Deus abençoe todas. Participarei dia 8 de uma manifestação em defesa das mulheres, em Belo Horizonte.
Boa noite e obrigada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.