quinta-feira, 22 de março de 2012

DISCURSO DE 20 DE MARÇO DE 2012

Mais uma vez, cumprimento a mesa diretora, os companheiros, ouvintes de casa, telespectadores e cidadãos presentes até esse horário.

Gostaria de dizer aos senhores que participei, semana passada, em Belo Horizonte, da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social, como delegada, representando São João del-Rei. Entre as 20 propostas aprovadas para serem levadas à Conferência Nacional, 3 foram propostas pela conferência realizada na nossa cidade. Achei muito bom, pois foram inúmeras propostas apresentadas. Gostaria de lê-las:

1- Criar a obrigatoriedade de utilizar outros meios de comunicação (TV, rádio, rádio comunitária, panfleto, jornal, outdoor, cartazes nos locais públicos) indicando também sítio/endereço eletrônico do Portal da Transparência para consulta. Divulgação de informações e dados públicos, numa linguagem clara e de fácil entendimento, informando onde e como a população pode ter acesso às contas públicas e como proceder para fazer uma denúncia. Utilizar tais meios de comunicação para ampla divulgação das audiências públicas.” Essa é uma excelente proposta, até porque acho que o site da Prefeitura está sempre incompleto e com informações desatualizadas, nunca tem os dados dos quais a população necessita.

2- ”Inclusão das disciplinas de Ética e Cidadania na grade curricular das escolas de ensino fundamental e médio, visando a formação de um cidadão mais crítico, além da disciplina que trate da transparência e do controle social.” Não somente os vereadores, mas toda a população deve fazer esse controle.

3- Criação de uma lei para implantação e execução de uma secretaria executiva para a Casa dos Conselhos, com infraestrutura e um representante concursado, remunerado, financiada com recursos tripartite e que promova a capacitação e assessoria aos conselheiros.” Sempre tenho falado a respeito dessa Casa dos Conselhos, porque, muitas vezes, os conselhos não funcionam por falta de infraestrutura e apoio do Poder Público.

Participei, também, no sábado, 17/03, do Seminário “A Previdência Que Queremos”. Embora a expectativa de vida do brasileiro esteja aumentando, ainda tem muita gente das classes menos favorecidas, morrendo sem se aposentar, o que é muito preocupante.

Agora quero transmitir o pedido de vários cidadãos que me procuram: a limpeza de todo o Córrego do Lenheiro e, inclusive, debaixo das pontes, principalmente, as duas próximas à Rodoviária, onde há muito entulho agarrado em suas bases, muitas caixas usadas, garrafas pet, lixo, tudo trazido pelas enchentes. Gostaria também de salientar sobre o acampamento que está sendo formado por mendigos, perto dessas pontes. Inclusive, vários cães juntos com eles. Nessa semana, minha assessora, quando voltava da Rodoviária, quase foi agredida pelos cães. A Assistência Social precisa tomar as devidas providências.

Outro assunto de que gostaria de discorrer sobre a fiscalização que fizemos, eu e as vereadoras Jânia e Sílvia Fernanda, nas obras que estavam sendo feitas perto da Ponte do Bezerrão e que foram embargadas justamente por causa da nossa denúncia. Seria interessante que todos lessem o artigo do Professor Vicente Leão, publicado no Jornal Gazeta de São João del-Rei, no sábado próximo passado. Ele discorre sobre o Rio das Mortes, as enchentes e suas causas. São aterramentos irregulares, bueiros entupidos, construções irregulares, tudo sem planejamento e fiscalização.

Quero dizer aos senhores também que, ontem, estive no Ministério Público. Fui lá porque estou sendo cobrada, como já falei várias vezes aqui nesta tribuna, sobre as guaritas dos ônibus coletivos urbanos. Conversei com os promotores Dr. Antônio de Melo e Dra. Adriana que me aconselharam a procurar o IEPHAN e o Conselho do Patrimônio Histórico. Até hoje os usuários dos ônibus ficam debaixo de sol e chuva, aguardando. Já passou da hora de esse problema ser resolvido. É uma falta de respeito, têm que serem tomadas providências, o mais rápido possível.

Também se fazem urgentes medidas conclusivas em relação às áreas de risco que estão sendo inundadas. O que foi feito até hoje? Não sabemos. E com este tempo irregular, ainda vem muita chuva por aí. E vai continuar invadindo as casas e a gente levando cesta básica; isso não resolve o problema que deve ser resolvido de uma vez por todas. É necessário a fiscalização e o embargo desses aterramentos, às margens de rios e córregos.

Também gostaria de dizer à TV Campos de Minas e ao vereador João da Marcação que fiquei muito chateada por meu nome ter sido citado na entrevista de 1 minuto, que é dada após a reunião, pelo Sr. João da Marcação. Sr. Presidente, tive a oportunidade de comunicar ao Sr. sobre esse assunto, manifestando a minha indignação, pois não falo por trás, falo diretamente com as pessoas que precisam ouvir o recado. No momento que percebi que o vereador João da Marcação citou meu nome, solicitei à TV que cortasse essa parte e eles me garantiram que o fariam, mas não o fizeram, porque várias pessoas assistiram e me relataram. Um minuto é insuficiente para falar sobre o nosso trabalho, a TV deveria mostrar os debates que fazemos na defesa dos projetos, não somente quando votamos contrário. Ou vou ter que aprovar tudo nessa casa, simplesmente porque uma TV está me filmando ou porque alguém quer. Então, Sr vereador João da Marcação, o Sr. faltou com a ética. O Sr. não tem que citar o meu nome. Tudo que eu votar contra, vou ter que explicar fora do recinto? Para isso, temos a Rádio São João que transmite as reuniões. O Sr. quer dar uma de bonzinho, dizendo que votou a favor e nos jogando contra a população. Acho uma atitude, no mínimo, antiética de sua parte. Entendo que esse é um ano eleitoral, todos querem aparecer bonzinhos para o eleitor, mas o Sr. pode estar certo que o eleitor não é bobo. O que eu tiver que votar contra, irei votar; o que tiver que falar na rádio ou na TV, irei falar, porque tenho minha consciência tranqüila e, no momento da votação do projeto, justifiquei meu posicionamento. Então, não foi de “bom tom” o Sr. ficar citando o meu nome. Peço que o Sr. não me cite mais, preocupe-se com o seu trabalho que eu me preocupo com o meu.

Boa noite e muito obrigada.N e o CH HAAAAAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.