quinta-feira, 26 de setembro de 2013

DISCURSO DE 25 DE SETEMBRO DE 2013

Boa tarde, Sr. Presidente, caros colegas vereadores, público presente, ouvintes e telespectadores

Vou começar minha fala, vereadora Lívia, pelo assunto que você abordou sobre a violência contra a mulher. Aproveitando o ensejo, quero pedir ao Sr. Prefeito, se ele estiver ouvindo, ou para que sua assessoria que está presente transmita para ele que envie a esta casa o projeto de lei que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher que elaboramos, após várias reuniões e debates com grupo de mulheres. Por que estou abordando este assunto? Porque hoje teve uma notícia muito preocupante no Estadão: “Lei Maria da Penha não reduz homicídios contra a mulher no Brasil SÃO PAULO - Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nesta quarta-feira, 25, mostrou que a Lei Maria da Penha não diminuiu as taxas de mortalidade das mulheres por agressão no Brasil. O levantamento revela que a proporção de feminicídios por 100 mil mulheres em 2011 (5,43) superou o patamar visto em 2001 (5,41). A lei, de agosto de 2006, criou uma série de medidas de proteção e tornou mais rigorosa a punição contra a violência doméstica.” É necessário que façamos uma Audiência Pública para discutir estes problemas.
Gostaria também de pedir ao Sr. Prefeito que dê uma assistência  especial aos locais que já sabemos que tem alagamento, pois o período de chuvas está começando, principalmente na Av. Leite de Castro, perto do Bahamas, onde não há nenhuma captação de água pluvial; quando dá uma chuva menos intensa, já fica tudo alagado. Então, Sr. Prefeito, se estiver ouvindo ou a sua assessoria, por favor, estamos pedindo, a Vereadora Vera está pedindo mais atenção a este problema.
Quero lhe agradecer, vereador Flávio, por você ter falado do projeto Ficha Limpa, aprovado por unanimidade, nesta casa. Estamos aguardando o Sr. Prefeito sancionar esta  lei. É importante. E quero agradecer também à assessoria de comunicação da Câmara que, com certeza, divulgou a votação do projeto, e que presta um excelente serviço. Parabéns, Leonardo e toda a equipe.
Também gostaria de fazer um agradecimento ao Deputado Reginaldo Lopes que destinou uma verba parlamentar de 3 milhões para o Hospital reformar a UTI e o telhado e ampliar o número de leitos. É muito bem vinda esta verba.
Agradeço ao Secretário de Obras por atender vários encaminhamentos que fizemos como o asfaltamento que está sendo feito no Jardim Paulo Campos e todo o melhoramento naquela região.
Nesta semana, aconteceu a passagem de comando do Exército e participei  do evento. Boas vindas ao comandante Tenente-coronel George /feres Kanaan, agradecendo ao Coronel Osvaldo Luiz Guimarães pelo trabalho à frente deste batalhão.
O Conselho de Saúde se reuniu, nesta última 4ª feira, para discutir vários problemas importantes e dar as boas vindas à Secretária Interina Mirian Gouvea e se dispor a ajudá-la e tem que ajudar mesmo,  os problemas de saúde são sérios em nossa cidade.
Quero parabenizar a Secretária de Educação pela realização do CONAE; muitos educadores vieram de outras cidades e a conferência foi muito boa.
Mais um item que quero discorrer é que o dia 27, ou seja, amanhã, é o Dia Nacional do Idoso e tem um projeto que elaborei e está tramitando nesta casa sobre o agendamento telefônico de consultas para idosos e deficientes. Espero que este projeto seja aprovado por todos os colegas.
Vereador Fuzatto, eu ia propor a formação de uma comissão para fiscalizar os restaurantes populares, depois da denúncia do vereador Gilberto. Obrigada por ter tomado esta iniciativa. É obrigação nossa, vereador Gilberto, fiscalizar sim. Mas, quando há alguma denúncia, temos que fazer com propriedade, com fatos concretos, porque chegar aqui e só falar fica chato, fica feio e depois a gente tem que responder até na justiça. Então, será um prazer acompanha-lo nas visitas aos restaurantes populares. Há até um projeto seu que será votado, em 2º turno, sobre a fiscalização do trabalho realizado nos restaurantes populares. Também já ouvi algumas reclamações, mas precisamos ir direto na fonte para não ter problema depois.
Com satisfação, quero dar os parabéns ao José Luiz pelo belíssimo trabalho que faz na imprensa, um trabalho sério, e que Deus lhe dê muitos anos de vida.
E, vereador Gilberto, agora é para o Senhor, gostaria de lhe dizer que fico muito satisfeita quando o Sr. fala que vai usar a verdade, que vai ser verdadeiro. Faz muito bem. Não usa mentira não, porque a mentira é coisa do diabo. Se você está na mão do diabo, você está no sal, companheiro. Então, use sempre a verdade.

Tenham todos uma boa tarde.

Muito obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.