quarta-feira, 16 de outubro de 2013

DISCURSO



Discurso na Tribuna em 15 de outubro de 2013

Senhor presidente, nobres colegas.

Novamente, volto a essa tribuna e cumprimento toda a imprensa e todo o público presente.

Fico muito satisfeita quando vejo aqui a assembleia popular. Por muitas vezes, os senhores se reuniram no meu gabinete e tiveram subsídio para formar um grupo organizado com são agora. Sempre participei do movimento de vocês e sou a favor, sim, do movimento popular organizado, sou a favor da ocupação das câmaras, sou a favor, sim, da formação de conselhos, das associações de bairro. Isso é democracia. Não me senti, em nenhum momento, intimidada pela colocação dos senhores. Eu me sinto satisfeita com a postura dos senhores. Gostaria de dizer que, em diversas circunstâncias, estive dos dois lados da situação. Não é por que fui citada por estar na base do governo que serei conivente com tudo o que acontecer nessa cidade. Tenho minha personalidade e tenho o meu voto. Ninguém me bota cabresto, ninguém. Gostaria de dizer para vocês que sempre estarei do lado do povo e dos movimentos populares. Jamais irei pelagar, porque minha bandeira sempre foi o transporte público. E os senhores sabem, senhor vereador Rodrigo, vereador Gilberto e vereadora Jânia, o quanto eu fui retalhada aqui nessa casa por conta do transporte público, inclusive até com processo. Vários projetos meus relacionados ao transporte público foram engavetados e agora estão voltando. Quais são eles? O que estabelece critérios para embarque e desembarque de pessoas portadoras de necessidades especiais nos veículos de transportes coletivos no Município de São João del Rei, que determina que seja fixada, no exterior de ônibus de transporte coletivo municipal de São João del-Rei, o itinerário com as principais ruas que compõem o trajeto de linhas, inclusive, a senhora, vereadora Jânia, assinou comigo esse ano; que dispõe sobre a limpeza e colocação de coletor de lixo em veículos de transporte coletivo de passageiros no Município de São João del-Rei; e isso acontece em outras cidades; que obriga o terminal rodoviário de São João del-Rei a fixar nos guichês das empresas de transportes coletivos estaduais e interestaduais, informações sobre portadores de deficiência e dá outras providências; que determina que seja fixado no interior do ônibus lista contendo o horário de saída dos ônibus e chegada até o final; que proíbe a cobrança de taxa de utilização de banheiro no terminal rodoviário no Município de São João del-Rei. Quero reclamar que ainda continua sendo cobrada essa taxa. Fui a favor da Lei dos Sessenta anos, inclusive, tem um projeto, nesta casa, de minha autoria e do vereador Fio, retornando esse direito. Achei uma lástima esse projeto não ter sido derrubado aqui nessa casa na revogação do senhor prefeito. Com isso, fica claro que sempre lutei pelo transporte público. Sempre entendi que o transporte público deve ser realmente gratuito ou pelo menos acessível. Com isso, gostaria de dizer para os senhores, que se for preciso abrir uma sindicância nesta casa, eu não vejo problemas. Não vejo problemas, mas. como disse a vereadora Jânia, precisamos ter um suporte técnico por parte desta casa. Isso por que ninguém faz um levantamento sozinho de um dia para o outro.  Dessa forma, gostaria de estar conclamando os meus colegas  para criarmos uma sindicância. Ninguém aqui está acusando ninguém. Não estou direcionando nada para o lado pessoal. Estou levando, sim, para o lado do trato com a coisa pública e o transporte público é coisa pública. E ele tem que ser de boa qualidade. Quantas queixas nós temos em nossos gabinetes referentes ao transporte, seja do itinerário, atraso, atendimento e tudo mais sobre a qualidade do transporte em nossa cidade. Então, senhores, senhores jovens, vocês que pertencem a esta assembleia, eu me considero como parte integrante desta assembleia, porque eu estou aqui é para lutar para o povo. E, como já disse, não me sinto em nada intimidada. Caso precisem do aval dessa vereadora, aqui encontrarão. Isso é o que eu gostaria de dizer para os senhores. Vou puxar sim, nós precisamos fazer essa CPI. Eu não estou aqui para agradar B ou C. Nós estamos aqui para exercermos nosso papel de vereadores que realmente é de fiscalizar, e a questão do transporte público passa pela fiscalização. Isso que gostaria de dizer para os senhores e parabenizo vocês por estarem aqui, mas acho que tudo deve ser feito no diálogo e no respeito. Fica aqui a minha resposta com relação ao transporte público. Jamais vamos nos furtar dessa luta.

Gostaria de aproveitar também esse dia, dia do professor. Eu sou professora, fui professora pública e, por muitos anos, estive dentro de uma sala de aula. Quero parabenizar, de público, todos os professores que estão, nesse momento, dentro de uma sala de aula. Não é fácil, por muitas vezes o professor leva trabalho para a casa, tem que aguentar violência, como as vezes em que fui vítima de várias violências dentro da sala de aula. Já cheguei a sair da escola até escoltada pela polícia. Nós sabemos muito bem que hoje o professor é mal remunerado, não é reconhecido e todos passam por um professor, por uma sala de aula. Seja deputado, vereador, em geral todos que tenham a profissão mais reconhecida, passaram pelo professor. Peço de público, senhor prefeito, que valorize a educação. Por que pela educação vai passar a saúde e demais necessidades de uma pessoa. A educação é importante.

Gostaria de mencionar, como também o vereador Flávio irá mencionar, o evento que acontecerá, hoje, ao lado do Posto Vianini, dentro do 8° Congresso de Avivamento, da Igreja Portas Abertas e do Conselho de Pastores, com shows, cantores, um momento evangelístico. Então, gostaria de convidar todos.

Isso é tudo. Ficam minhas palavras e ainda quero dizer para os Senhores da assembleia popular, essa casa aqui não tem nada a temer. Nada a temer e falo por todos os meus colegas vereadores. Quem não deve, não teme. Porque esta casa já começou a fazer a diferença, com o site da Câmara, com a transparência, com a transmissão, com os projetos colocados à público. Aqui não temos a intenção de esconder nada. E essa vereadora não tem essa intenção. Eu vou colocar a público tudo o que deva ser colocado.

Muito obrigada, senhores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.