quarta-feira, 13 de novembro de 2013

DISCURSO NA CÂMARA - 12 DE NOVEMBRO DE 2013



Boa noite, Sr Presidente, nobres colegas, imprensa, ouvintes e telespectadores e público presente.

Então, vereador Fábio, como o Sr. Já falou sobre a Semana da Música, não há necessidade de repetir. Convidamos todos para prestigiarem o Conservatório de Música e suas bandas.

A FENASCE – Federação Nacional dos Agentes Comunitários e Agentes de Combate às Endemias, pede a regulamentação da Emenda Constitucional 63 que cria o Piso Nacional da Categoria, a diminuição da jornada de trabalho para 30h semanais, sem diminuição do salário. Pedem também adicional de insalubridade e melhores condições de trabalho. O movimento começou dia 9 de setembro. A negociação não avançou, então marcaram uma mobilização para hoje, 12 de novembro. Tivemos uma pequena manifestação dos agentes, na porta da Prefeitura.

Domingo, 10 de novembro foi realizada a eleição para o Conselho Tutelar de nossa cidade. Quero parabenizar todos e todas que concorreram ao cargo de conselheiro. É uma função muito difícil, pois, normalmente, o conselheiro vai lidar com adolescentes, em sua maioria, com problemas familiares muito sérios e muitos vivem em situação de risco. Gostaria de fazer uma crítica, crítica construtiva, para contribuir com o crescimento da entidade. Na minha opinião, deveria haver uma maior divulgação sobre o Conselho. Ao me referir ao Conselho Tutelar, percebo que grande parte da população desconhece o seu papel. Os conselheiros são pagos com verba pública e devem prestar contas do seu trabalho à população. Para a eleição também não houve muita divulgação, haja vista o total baixíssimo de votantes, 2.412 votos em um universo de 60.000 eleitores, apesar de não ser obrigatório. E, nós, vereadores, não pudemos participar na fiscalização da apuração por ter sido decidido pelos candidatos e pelo próprio conselho. O papel fiscalizador do vereador cabe para tudo. Você é cobrada o tempo todo para fiscalizar e, quando tem oportunidade, não pode fazê-lo. Sou a favor da formação de conselhos e o fortalecimento deles, mas fiquei muito triste com isso. Uma hora a gente deve cobrar, outra hora, não pode. Fica aqui uma sugestão para a próxima eleição que os votos sejam apurados em um local onde todos possam participar, como é o caso de outras eleições como carnaval, para vereador, etc.; pois as pessoas que votaram ficam ansiosas pelo resultado. Houve muitas falhas em relação à listagem dos votantes. Como não houve urnas no Bairro São Geraldo, várias pessoas foram mandadas para o Bairro Sr. Do Monte e de lá foram mandadas para o Instituto Auxiliadora, inclusive pessoas de idade. Já não é uma votação obrigatória e as pessoas ficam igual bola de pingue-pongue. Presenciei uma senhora voltando para casa, pois havia levado somente a carteira de identidade. Mas, mesmo tendo falhas, quero parabenizar a Secretaria de Assistência Social pelo processo. Espero que a cada ano melhore mais.

Gostaria também de parabenizar todos os dirigentes das  escolas municipais, estaduais e particulares. Hoje é dia do diretor escolar. Somente quem já passou por uma direção de escola, sabe o quanto é árduo e desgastante dirigir uma escola. O diretor é responsável por tudo o que acontece na escola: alunos, professores, funcionários, todas as atividades. Dirigir uma escola nos dias de hoje é muito penoso, principalmente, por causa da falta de incentivo. Os professores e os profissionais da Educação são mal renumerados, sujeitos a dupla jornada de trabalho e expostos a todo tipo de violência. O diretor lida o tempo todo com problemas, tanto de ordem física, material e os problemas de relacionamento. Tem que estar pronto o tempo todo para ouvir e resolver os problemas que, muitas vezes, depende de terceiros. Ele pode estar o tempo todo na escola, é só sair um pouco, às vezes, para resolver problemas da própria escola, chega alguém e fala que nunca o encontra. Mais uma vez, então, parabenizo os diretores, pedindo a proteção de Deus para as escolas, direção, professores, funcionários, alunos e seus familiares.

Ontem, não fui a São Sebastião da Vitória, pois estava na Câmara, discutindo um projeto de minha autoria que está em tramitação sobre a valorização dos artistas locais. Inclusive, foi uma reunião muito boa e produtiva e logo voltaremos a discutir o projeto com os interessados, artistas e  produtores de eventos. Em outra ocasião, estive em São Sebastião da Vitória e me inteirei dos problemas e os repassei para o prefeito Helvécio.

Quero também parabenizar o Borges pelo seu aniversário, nesta semana, como também, os vereadores Stefânio e Rodrigo.

Gostaria de pedir o empenho da Secretaria de Obras na limpeza das ruas do Bonfim. As pessoas têm reclamado muito. Aliás, estamos recebendo muitas reclamações em relação à falta de água, esgoto entupido, etc. Todos sabemos da situação, ninguém assumiu a administração, achando que iria encontrar tudo às mil maravilhas, sabemos disso, temos muitas dificuldades, é agora que estão sendo  adquiridas enxadas, máquinas, etc. É agora que as verbas estão começando a chegar, mas, é claro, que as pessoas têm o direito de reivindicar. Espero que, até o início do ano, estes problemas estejam sanados. É claro que os problemas de uma cidade não se resolvem de um dia para o outro, foram muitas administrações passadas que não resolveram nada. Falta saneamento básico, esgotos entupidos, asfalto tem um certo tempo de duração, acaba com as chuvas. Temos que entender isso. É claro que todos estamos afoitos pela mudança, mas tem que ter calma. Vamos tentar contemporizar, conversar, resolver os problemas através das ONGs, das associações, dos conselhos, tentar resolver os problemas da população. Peço um pouco mais de paciência ao pessoal de São Sebastião da Vitória, tenho certeza de que o prefeito não vai se furtar a conversar e fazer algo; aliás, não é só neste local, é na cidade inteira e nos outros distritos também. Então, vamos ter paciência, mas estamos no papel certo de cobrar, principalmente, em relação aos problemas da saúde. Vereadora Jânia, gostaria de ver com a Sra que faz parte da Comissão Permanente de Saúde, que dia poderemos nos reunir, pois estamos tendo dificuldade em conciliar datas e horários. Sei que o vereador Rodrigo está de licença médica, mas precisamos fazer um bloco grande de nossas indicações, até com firma reconhecida em cartório, e encaminharmos. São inúmeras as reclamações em relação à saúde, então, precisamos ver a viabilidade dessas necessidades serem atendidas.

Estou muito satisfeita com o desenrolar das nossas reuniões e das nossas discussões. Fico muito satisfeita também quando vejo a casa cheia. Isto foi proposta minha desde o início da minha legislatura que esta casa estivesse cheia de cidadãos em nossas reuniões e audiências. Aqui é a casa do povo. É uma pena que as pessoas venham somente quando está sendo votado assunto de interesse próprio. Interessante seria a presença constante do povo. Mas, em todo caso, temos a transmissão pela TV Campos de Minas e por 2 rádios. O povo está se interessando por política e o povo não é bobo, está vendo quem está trabalhando e fico feliz com a transparência da Câmara.

E, falando em transparência na Câmara, vereador Fuzatto, quero parabenizá-lo pelo Troféu Campos de Minas, muito bem merecido e, também, pela Ordem do Mérito Legislativo, recebida em Belo Horizonte. Que Deus te proteja, te ilumine e que continue assim transparente e trabalhador.

Sabemos do valor de cada um dentro da Câmara, todos temos nosso valor, por isso mesmo fomos eleitos. E não podemos decepcionar os nossos eleitores.

Tenham todos uma boa noite e muito obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.