quarta-feira, 6 de novembro de 2013

DISCURSO NA TRIBUNA EM 05 DE NOVEMBRO DE 2013




DISCURSO DA VEREADORA VERA NA REUNIÃO DA CÂMARA EM 05 DE NOVEMBRO DE 2013
Senhor presidente, caros colegas, imprensa e público presente.
Já estamos na parte final de nossa reunião e gostaria de dizer que o senhor presidente, vereador Fuzatto, falou sobre a transparência, para os vereadores colocarem na porta de seus gabinetes o nome de seus assessores e o horário de trabalho. Eu havia entrado com este projeto na legislatura passada e deu muita polêmica. O senhor, vereador Stefânio, se lembra muito bem que deu muita polêmica na prefeitura por que muitos acharam ruim terem o nome afixado e o horário de trabalho. Não vejo mal nenhum nisso. Se você trabalha no serviço público, você deve dar satisfação de seu horário de trabalho. Tem que cumprir seu horário, para isso que se recebe e para isso que você passou em um concurso público ou você foi eleito. Então, não vejo nada de mais. Na porta do meu gabinete, há mais tempo, antes desse decreto ser assinado,  já estava fixado o horário de trabalho de meus assessores. Dessa forma, espero que esse decreto entre em vigor mesmo em todas as repartições públicas; não só aqui na Câmara, mas também na prefeitura.   Isso dá realmente o tom por aquilo que nós estamos brigando que é a transparência e esse é um dos desejos do povo. Parabenizo o prefeito Helvécio por esse decreto que garante a transparência. Nós ouvimos muitos comentários sobre a existência de funcionários fantasmas e isso, nós vereadores, devemos também fiscalizar, como já colocou o vereador Fuzatto, devemos fiscalizar mesmo.
Hoje é o dia da Cultura. Parabéns a todos que estão produzindo cultura. Fico muito feliz quando vejo nesta casa ser aprovado o projeto Arte na Praça. Parabéns à Secretaria de Cultura, às orquestras, todas pessoas que fazem artesanato, toda forma de manifestação cultural, as danças, as músicas.
Gostaria também, aqui de público, de parabenizar a equipe de combate à dengue da Secretaria Municipal de Saúde pelo índice de redução em 81% no número de infestação da dengue em nossa cidade. Isso é um sinal que essa equipe trabalha e muito. Parabéns, mais uma vez a Secretaria de Saúde e em especial a todo pessoal da equipe da dengue.
Quero colocar para o público e para os vereadores que a nossa Comissão Especial de Transporte continua se reunindo toda a quarta feira, às 14 horas.  Estamos discutindo como será a nova licitação, a formação de um novo conselho de transporte. Estamos trabalhando para melhorarmos o que estar por vir. Se queremos um transporte público de qualidade, temos que trabalhar por isso desde já. Quero, então, convidar, mais uma vez, todos os  vereadores que quiserem participar, toda quarta-feira, às 14 horas estarem presentes na reunião da Comissão do Transporte.
Gostaria de parabenizar os moradores do Largo do Carmo. No último domingo, nós tivemos uma reunião para a eleição da diretoria da Associação de Moradores do Largo do Carmo.  Sempre coloco que as questões que são levantadas em coletividade são sempre mais fáceis de serem resolvidas e é muito importante a participação da comunidade.  E ali, no Largo do Carmo, acontecem muitos eventos importantes. Parabenizo o Ney, que é o presidente da Associação, e toda equipe, a Débora, o Eduardo e os demais diretores da Associação de Moradores do Largo do Carmo.
Sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, está acontecendo uma pesquisa na internet. Penso que todo cidadão poderia responder a essa pesquisa. As pessoas que fazem uso das redes sociais podem responder a esse questionário.  Muitos podem alegar que seria bobagem responder por que os problemas de saneamento básico já são conhecidos. Porém é preciso confirmar e dar às pessoas a oportunidade de participarem dessa pesquisa.
Hoje, às 19h, haverá uma importante palestra sobre as mídias nas salas de aula, no CTAN para todos os professores: federais, estaduais, municipais e todos que se interessarem. Essa palestra é um evento do curso de Jornalismo. Gostaria que todos participassem. Tive a oportunidade de participar no ano passado e foi muito gratificante.   
Parabenizo o senhor prefeito, a Secretária Municipal de Educação, Mercês Correa pelo programa + Educação. Nós estivemos, ontem, na Escola Municipal Dr Kleber Vasques Filgueiras, houve homenagem, apresentações das crianças, alunos do +Educação. Oxalá que todas as escolas de São João del Rei, daqui a algum tempo, sejam de tempo integral. Assim, estaremos tirando essas crianças e adolescentes da rua e isso é muito importante para a educação.
Estou muito satisfeita, também, com a visita de nossos alunos em nossos gabinetes. Eles visitaram todos os gabinetes, estão aqui participando das reuniões da Câmara, participam também do parlamento jovem. Isso é muito bom. Temos a obrigação de politizar a juventude para melhorarmos cada vez mais a participação do cidadão na comunidade.  Tenho acompanhado o paramento jovem e fico muito satisfeita. É isso mesmo que devemos fazer.
No dia 23 de novembro, ainda esse mês, acontecerá a Primeira Conferência Municipal Livre de políticas Públicas de Esporte e Lazer em São João del Rei, de 8h às 17h, no anfiteatro do Campus Dom Bosco.  É importante que todos participem e serão eleitos os membros do Conselho Municipal de Esporte e Lazer. Isso, vereador Stefânio, sei que é do seu interesse pelo seu envolvimento e do vereador Gilberto, também, com questões de esporte. A importância de um conselho é muito grande. Quando um conselho realmente funciona, as coisas andam.
Em novembro, estamos na Campanha Novembro Azul para conscientização dos homens com relação ao Câncer de Próstata.  Em outubro, tivemos a Campanha Outubro Rosa, com a prevenção do Câncer de Mama. São campanhas muito importantes que alertam as pessoas quanto à necessidade de diagnóstico precoce, enquanto há cura. Então, é muito importante a participação dos homens também.
No mais, eu gostei que a reunião acontecesse num clima tranquilo, bons projetos foram aprovados. Agradeço a Deus e todos pela tranquilidade, hoje, aqui nesta casa.
Tenham todos uma boa noite e muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.