quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Discurso da vereadora Vera na tribuna na Reunião Ordinária do dia 19 de agosto

Boa noite a todos, 

Vereadora Jânia, juntamente com o vereador Stefânio e o vereador Zanola, eu faço parte da Comissão de Revisão da Lei Orgânica. Há um bom tempo, foi encaminhado para os vereadores um pedido de sugestões de emendas à Lei Orgânica, mas até o momento não nos chegou nenhuma proposta de emenda. Digo isso na condição de relatora da Comissão. Porém, nossos trabalhos continuam. Por exemplo, na semana passada, com a presença do vereador Zanola, nós discutimos a Lei Orgânica com alunos do curso de Direito do Iptan. Posteriormente, convidaremos a quem tiver interesse a participar da construção de propostas para a Lei Orgânica. Precisamos dar prioridade a Lei Orgânica e ao Regimento Interno.

Quero aqui, parabenizar o secretário Municipal de Agricultura Rogério Bosco pela realização da Exposição. Estive presente na abertura e participei como jurada da escolha da rainha e da princesa da exposição. Foi um evento muito bem organizado e não ouvi nenhuma reclamação. Esse é o nosso desejo: que a cada ano nossos eventos melhorem.

Com relação às reuniões das comissões, vereador Zanola, é uma aspiração minha de longa data a regularidade de reuniões das comissões. Vereadora Jânia, agora parece que estamos no caminho certo. Na segunda-feira houve a reunião das comissões, mas nem todos estavam presentes. As reclamações sobre a falta de leitura dos projetos e de conhecimentos dos mesmos devem terminar com a participação de todos nas reuniões. Concordo com a vereadora Jânia no que se refere a termos poucos projetos a serem discutidos. Uma de nossas prerrogativas é a apresentação de projetos. Acho que todos vereadores devem colaborar com a apresentação de mais projetos em benefício da comunidade.
Vale também a discussão, uma vez que nosso papel vai além da apresentação de projetos. Devemos fiscalizar, devemos participar das comissões, dos encontros do OP (Orçamento Participativo), da Pré-Conferência da Saúde. Estive com o vereador Fio na Colônia em uma Pré-Conferência da Saúde e tivemos um pouco mais de presença. Mesmo assim, é preciso um maior envolvimento da população. Vemos constantemente as pessoas se queixando nas redes sociais, nos bares, salões de beleza. Porém, quando elas têm a oportunidade de participar de discussões que visam melhorias, não participam. Temos vários conselhos na cidade e precisamos da participação de todos. Todas as decisões devem ser colegiadas. Conclamo então meus colegas vereadores a participarem ativamente dos eventos e reuniões que acontecem com freqüência. Sabemos que muitos finais de semana devem ser dedicados ao trabalho. Sempre me faço presente nas reuniões dos conselhos, mesmo não sendo membro de todos os conselhos, sempre estou presente. Aliás, os conselhos são abertos a participação da comunidade. Devemos estar presentes ou nos fazer representar. Quando não posso comparecer, me faço representar por minha assessoria. O ideal é que todos participem dos conselhos, associações, ONGs.
Gostaria de abordar a questão das eleições. Estamos em ano eleitoral e devemos ter muito cuidado. Apesar de não sermos candidatos estamos apoiando alguns candidatos. Não devemos negociar votos. Bom que não temos mais os pedidos de dentaduras, sacos de cimento, isso ou aquilo, no máximo que nos pedem agora é para trabalharem. Precisamos conscientizar nossos eleitores para que eles procurem saber bem sobre cada candidato. É muito importante essa diversidade de candidatos e cada vereador apoiando um candidato.

Terminando, gostaria de mais uma vez convidar os senhores para participarem das Pré-Conferências da Saúde. É muito importante a participação de todos. A conferência é o fórum de onde sairão deliberações para a melhoria da saúde. Senhora vereadora Jânia, que é da área da saúde, precisamos da presença da senhora, mesmo sabendo de seus compromissos. Todos os vereadores precisam participar. Sinto a falta de vocês nas reuniões, claro que todos têm seus compromissos, porém precisamos participar mais ativamente. Uma conferência é muito importante.

Isso que gostaria de colocar para os senhores, muito obrigada e tenham todos uma boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.