quarta-feira, 3 de setembro de 2014

DISCURSO DA VEREADORA VERA NA TRIBUNA DE 02 DE SETEMBRO DE 2014

Boa noite a todos!
Mudança! A palavra ecoa em todos os cantos da nossa sociedade e é, sem dúvidas, um dos principais anseios da população. Mas para que as verdadeiras transformações no cenário político nacional aconteçam é necessário que a sociedade civil se engaje e, mais uma vez, não fuja à luta. Hoje é dia 2 de setembro e, em todo o país, parte da batalha já se concretiza. É hora de dizer sim ao Plebiscito por um Novo Sistema Político, iniciativa dos movimentos sociais e das igrejas que fará a seguinte pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”
Nós percebemos a todo o momento as pessoas criticando os políticos, falando mal do sistema, então essa é hora de pedirmos mudanças.
Eu conclamo a todos para que digam “Sim”. Vamos contribuir para a convocação dessa Constituinte para que seja realizada a Reforma Política. Temos até o dia 7 deste mês para fazer a nossa parte. Aqui na Câmara, logo na entrada, nós temos uma urna onde as pessoas poderão votar, também podem votar as senhoras vereadoras, vereadores, assessores e demais funcionários desta casa. É preciso que não fiquemos de braços cruzados e que continuemos lutando pela democracia, por uma sociedade mais justa e por uma política que não se misture com a politicagem. Uma das coisas que mais percebemos é politicagem.
E por falar em engajamento da população, sempre fui a favor da formação dos Conselhos e também das associações de bairro. Faço questão de participar ativamente de todos os encontros em que tenho possibilidade. A participação da comunidade é essencial para que os trabalhos do Poder Público possam caminhar para frente. Quem melhor para apresentar e discutir as demandas da população do que os próprios cidadãos? No entanto, fico triste ao ver alguns Conselhos esvaziados, como é difícil se formar um conselho e em se formar uma associação. Como é difícil as pessoas participarem de uma conferência, de uma pré-conferência e de um orçamento participativo. E nem sempre as ausências são de representantes da sociedade civil. Vemos também entidades que se comprometem em enviar seus representantes, mas que não cumprem a sua função nos Conselhos.
É preciso que todos entendam que os Conselhos significam um espaço concedido ao povo nas decisões do Poder Público. É preciso que as pessoas valorizem essa possibilidade e participem. Afinal, quem acompanha a real situação da sociedade tem propriedade para cobrar os direitos da população e para intermediar a relação entre sociedade e órgãos competentes. Fica aqui o meu pedido de maior participação da sociedade.
Como presidente da Comissão de Saúde desta Casa, sinto-me honrada por ter presenciado mais um importante capítulo da construção da política pública de saúde em nosso município. Como muitos sabem, no último final de semana, aconteceu a 9ª Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema “Saúde e Cidadania: A saúde que queremos”. O vereador Fábio também esteve presente das discussões da Conferência. Tive o prazer de integrar a mesa representando a Câmara Municipal, uma vez que o senhor presidente esteve comprometido com a Escola do Legislativo, e em seguida me dirigi a esta casa. Fiquei satisfeita em ver ali delegados que representaram diversos pontos da nossa cidade. Na ocasião, foram apresentadas mais de 70 propostas. Foi constituído o conselho e tomarão posse. Espero que seja um conselho muito atuante.
É muito importante ressaltar que, antes que a Conferência fosse realizada, diversas Pré-Conferências colheram essas demandas em toda a cidade. Agradeço aos delegados que participaram e exerceram sua cidadania, lutando e levando à Conferência as principais necessidades de sua comunidade. Precisamos de mais pessoas comprometidas. Sabemos que um conselheiro trabalha gratuitamente. Eles não são remunerados, tem uma responsabilidade muito grande perante a justiça. Vimos diversas vezes Pré-Conferências esvaziadas. A população precisa entender que ela é a principal interessada em colocar em discussão as suas demandas. Nunca podemos nos esquecer de que saúde é coisa séria.
Gostaria de falar que desde o ano passado, venho lutando pelo transporte em São João del Rei. É preciso que as pessoas também estejam atentas a questão das bicicletas. O movimento de bicicletas cresceu muito e infelizmente, existem pessoas mal educadas que trafegam com suas bicicletas em cima do passeio. O meu pai quando via alguém de bicicleta no passeio logo colocava para fora. Várias vezes, enquanto criança eu presenciei essa cena. É uma vergonha e um falta de educação. Passeio e calçadas são para os pedestres.  Muitas pessoas já perderam a vida, se machucaram... Eu gostaria de propor uma maior fiscalização por parte dos agentes de trânsito e da Segurança Pública aqui no nosso município. Enquanto cidadã gostaria também de pedir que os nossos ciclistas se conscientizem.
Outra discussão que gostaria de trazer para todos diz respeito às comissões. Ficou estabelecido que nós nos reuníssemos sempre às segundas-feiras, às 14 horas. Vereador Fuzatto, é preciso que os projetos estejam sempre a disponíveis e que os vereadores participem dessa reunião. Gostaria vereador Fuzatto, que fosse mais bem organizado o cronograma das reuniões e que o senhor cobrasse mais a participação dos demais vereadores. Os assessores podem participar, mas a figura fundamental é o vereador. Fica aqui então o meu pedido com relação às reuniões. Os projetos não são dos vereadores, são da comunidade. Existe certo “pavãozismo” de certos vereadores  quando à propriedade dos projetos, mas os projetos são da casa. Os projetos são de todos. Eu não faço projeto para a vereadora Vera. Faço projetos para toda a comunidade. Os projetos devem ser discutidos por todos.
Terminando, vereador Gilberto, eu até entendo o seu desabafo, mas só lamento que o senhor tenha colocado todas as suas denuncias agora. O senhor poderia ter colocado isso antes. Qualquer coisa errada, mesmo nesta casa deve ser apurada. Eu não tenho medo de nada nesta casa. Boa noite

Vamos fazer uma sociedade melhor!
Boa noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.