quinta-feira, 23 de junho de 2011

DISCURSO DO DIA 21 DE JUNHO DE 2011.

Senhor Presidente, caros colegas vereadores, público presente, imprensa e ouvintes da Rádio São João del-Rei.

Já era sem tempo a posse do Conselho de Saúde. As pessoas estavam reclamando, porque a Saúde não funciona bem sem a atuação do Conselho para fiscalizar. Estarei lá, pois sou da Comissão de Saúde dessa casa. Gostaria que todos os conselhos instituídos em São João del-Rei funcionassem. Conselho não pode ser para “inglês ver”. Estou participando do Conselho Municipal do Idoso e do Conselho Municipal Antidrogas. Na semana passada o Conselho Antidrogas promoveu a “Semana Municipal Antidrogas” e é uma pena que as pessoas não participam, às vezes, nem sabem como funciona um conselho municipal. Se os conselhos funcionassem, muita coisa seria evitada até na Câmara Municipal em relação a projetos e cobranças.

Gostaria, também, Sr Presidente, que a Câmara convidasse o Secretário de Educação para discutirmos o problema da escola do Bonfim, não podemos fechar escola, temos que abrir escola. São João del-Rei cresceu muito, os bairros estão se expandindo, é necessário que se dê mais atendimento à população. É uma pena que a Sra. Selma, da Associação de Moradores do Bonfim, já foi embora, pois queria convidá-la para essa reunião com o Secretário. Muitos conflitos não se resolvem por falta de diálogo.

Hoje tive uma conversa muito boa com o Sr. Presidente, ao qual agradeço a atenção. Conversamos um bom tempo, dei várias sugestões, mas, antes de tudo, quero parabenizá-lo pelo seu aniversário. Que Deus lhe dê bastante discernimento, sabedoria e paciência, porque essa função requer muita paciência e, principalmente, o trato igualitário com todos aqui dentro; eu sei que o Sr. vai fazer isso. As sugestões que sempre dou são para a melhoria, não se trata de ser oposição por ser oposição. Todas as sugestões e projetos que encaminho são para a coletividade. Então, nós temos que ter um estreitamento maior, jogar mais aberto com as pessoas. Precisamos, com urgência, rever o Plano Diretor, a Lei Orgânica, o Regimento Interno. Espero ver meu projeto da Câmara Itinerante sendo votado nessa casa. Isso cabe à mesa diretora. Quantas vezes precisamos ir aos bairros conversar com a população? Ou nós somos políticos/vereadores para resolver os problemas da população ou então estamos mentindo, enganando o povo. Estamos aqui para a coletividade. Os projetos têm que ser sancionados e executados. Também gostaria de que tivéssemos uma conversa com o Sr. Prefeito a respeito dos projetos, ou seja, das leis sancionadas, senão a gente fica sem ação. Elaboramos os projetos, estudamos leis, o jurídico analisa; todo um trabalho para depois ficar engavetado? Não adianta nada. O povo não está mais bobo e não está disposto a ser enganado, graças a Deus. Hoje é marcha para tudo. Temos obrigação de trabalhar com transparência, dentro da legalidade.

Em relação à Audiência Pública sobre os animais soltos nas ruas, eu, o Secretário da Câmara e a Dra. Elvira já entramos em contato com a PM e estamos dependendo de uma resposta para organizarmos a programação e, na semana que vem, estaremos divulgando. Depois do que houve, aquele problema com os animais em São João del-Rei, parece que vejo cachorro, gato, porco para tudo quanto é lado. Parece que triplicou os animais soltos nas ruas. Precisamos resolver esse problema na Audiência Pública. Precisamos dar um passo à frente. Falam que não vai ninguém, porque não se faz uma boa divulgação. Mas temos que começar é com poucos mesmo. Devemos fazer várias Audiências Públicas. A população tem que participar. Devemos convocar a população não só em época de eleição. Graças a Deus, acabaram os showmícios, aquela mentirada, o pessoal sobe no palanque e fala um monte de mentira. O povo deve cobrar. Para isso podemos usar as audiências. Com certeza, o povo está vendo quem trabalha dentro da legalidade. Não precisamos ficar aqui digladiando por causa de projetos, todo mundo quer ser pai da criança bonita, não precisa disso. Tem que parar com essa bobagem. Acho até que devíamos elaborar os projetos em conjunto.

Agradeço a todos e peço licença para me retirar, pois faço questão de participar da posse do Conselho de Saúde.

Que todos tenham uma boa noite.

Muito obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.