sexta-feira, 16 de setembro de 2011

DISCURSO DO DIA 06 DE SETEMBRO

Boa noite, Sr. Presidente, colegas vereadores, público presente, imprensa e ouvintes da Rádio São João.

Chegando em casa, hoje, vou abrir a Bíblia e ler Jeremias, são tantas lamentações feitas aqui: o maior canteiro de obras do Brasil, saúde que não funciona, trânsito caótico, sujeira da cidade, o projeto Ficha Limpa vetado, o Projeto Transparência vetado; onde está o Prefeito? Prefeito que não mora na cidade. Onde está o Ministério Público? Sabemos que o Prefeito tem que ter domicílio na cidade que administra e ele mora em outra. Todo mundo sabe disso e ninguém fala nada. Se eu quiser despachar com o Prefeito, tenho que viajar para outra cidade. Eu me nego a fazer isso. Ele tem que me atender na Prefeitura. Se ele não me atende na Prefeitura, fico sem ser atendida; se fico sem ser atendida, o povo fica sem atendimento, porque eu represento uma parcela da sociedade.

Primeiramente, gostaria de parabenizar o SINDSERV que conduziu a negociação salarial. Em relação a vereador usar o microfone na manifestação, eu me senti muito à vontade, pois, antes de ser vereadora, sou sindicalista, sempre participei de movimentos sindicais e populares. Tem mais ou menos 15 dias que usei o microfone, na avenida Pres. Tancredo Neves, para denunciar os desmandos na cidade, eu sozinha e Deus. Mas nem é preciso, pois está público e notório; vocês mesmos, caros colegas, falam o tempo todo da sujeira da cidade. E o Prefeito encheu a cidade de cartazes, propagando que tem a melhor merenda do Brasil e que tem o maior canteiro de obras; obras malfeitas e inacabadas. Borra de café no chão, é isso que tem em São João del-Rei. E, quando falo, dizem que é porque sou oposição. Não é não. Está tudo bem claro para todo mundo ver. Entrem nas redes sociais que verão as reclamações, liguem o rádio, assistam à TV, tudo mostra os desmandos nessa cidade. Sr. Prefeito, quando o Sr. vai tomar posse dessa Administração? Sr. Prefeito, sai da caverna e venha conversar com a gente aqui, venha conversar com o povo. Fico indignada ao usar a tribuna para falar essas coisas. E tem gente que defende. Tudo bem que o Prefeito é humano, muito bonzinho, mas não se administra só com o coração, é com a razão também.

Realmente, fiquei indignada com o veto ao Projeto Ficha Limpa. Estava conversando com a vereadora Sílvia e lembramos que , quando nos candidatamos, foi-nos pedida uma série de documentos: da receita federal, de idoneidade moral, certidão negativa de débitos, então, por que nós, vereadores, tivemos que provar ficha limpa e os secretários e cargos de confiança não podem? Por que eles não têm que ter idoneidade? Outras cidades estão me pedindo cópia desse projeto, como foi o das sacolas plásticas. Em Ouro Preto, foi sancionado com festa. Vereadora Sílvia, a senhora fala que a gente perde tempo fazendo projetos, mas vou continuar exercendo o meu papel de legislar; vou continuar apresentando projetos que julgar bons para São João del-Rei. Então, fico muito triste, Sr. Presidente, de ver a cidade no caos em que está e o dinheiro que entra na Prefeitura. O que está faltando é administração. Desculpe-me, Sr. Prefeito, o Sr. pode ser muito bonzinho, querer ajudar todo mundo, mas não é dessa maneira. Olha a quantidade de mendigos embaixo das pontes, a sujeira da cidade, o caos no trânsito.

Hoje mesmo, recebi um telefonema de um morador do Tijuco que mora perto da ponte e não está agüentando o mau cheiro. Será que o Sr. Prefeito não enxerga, não vê, não anda pela cidade. Se eu fosse prefeita, andaria nos bairros, não precisaria nem vereador fazer indicação, eu mesma iria fazer.

Os servidores estão reclamando não só de salário, mas também das condições para trabalhar. Não tem bota, papel higiênico, sabonete. A sujeira começa dentro da Prefeitura. Tive a oportunidade de estar nas negociações salariais, filmei a sujeira do Salão Nobre da Prefeitura, tudo estragado, furado, empoeirado. Falaram-me que na Prefeitura tem rato, barata, pulga, morcego. Só faltam cavalo, porco e cachorro irem para lá. Fiquei envergonhada. Onde estão os serviçais da Prefeitura? Eu sei que os senhores não gostam de escutar isso, mas eu falo, ninguém vai me calar. Se eu não falar aqui dentro, falo lá fora; se não falar lá fora, ponho na internet; se não colocar na internet, ponho no jornal, mas ninguém vai me calar.

E todo mundo está se articulando para se candidatar de novo. Vamos candidatar para melhorar nossa cidade. Dá vontade de propor um protesto, de não votar em ninguém. Nem para vereador, nem para deputado, enquanto esse país não sair da corrupção, enquanto não sair do desmando, porque dinheiro tem. Esse país é bonito, tem riquezas minerais e vegetais. A questão é o desperdício, é o mau-caratismo, a apropriação indébita de tudo. Desculpem-me esse desabafo.

Com relação ao Projeto Ficha Limpa, quero ler um trecho do meu parecer: “Os cargos em comissão são realmente de livre nomeação e exoneração do Executivo, porém nos limites da Lei, e a Constituição de 88 prima pela moralidade na gestão pública e, por isso, cabe a ele prover todas as questões que norteiam as condições mínimas para a nomeação, porque o que foi admitido como condição de inegibilidade para os cargos eletivos, por que não para os cargos comissionados, os quais são justamente subordinados e dependentes dos cargos eletivos? O que, então, seria mais relevante para a população, o interesse do indivíduo investido em cargo público ou o interesse maior da sociedade de ter gestores da coisa pública de vida pregressa ilibada?” Fica aqui o meu questionamento.

E, aproveitando essa tribuna, gostaria de convidar todos para amanhã, quando teremos o Desfile de 7 de setembro que é muito bonito, é mostrar amor à Pátria, mas vamos também ter o Grito dos Excluídos. Não sou excluída, graças a Deus, muitos de nós não somos, mas temos obrigação moral de brigar por aqueles que são excluídos, porque uma grande parte da população está excluída da educação, da saúde, de tudo; então, temos que lutar por eles. A concentração será na Praça de Matosinhos, às 16h. estamos chamando todas as Ongs, associações, sindicatos, estudantes, todos aqueles que estão indignados, com sua voz calada, para colocar em faixas e cartazes. Será que a TV vai mostrar? Será que os meios de comunicação irão mostrar isso? Ou só vai mostrar o amor bonitinho do desfile. Eu também já desfilei muito pela Pátria e continuo desfilando, mas lutando pela moralidade na nossa Pátria.

Quero convidar também para no dia 08, às 18h, no anfiteatro do 38° BPM/MG, a Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres que foi planejada a duras penas, em menos de 15 dias. Há muito tempo, eu estava atrás da documentação do Conselho da Mulher que estava jogado, escondido, morto. Agradeço às funcionárias da Secretaria de Governo que prontamente nos atendeu e estão fazendo um bom trabalho. Estou trazendo como palestrante a prof.ª Maria Isabel Siqueira, do Movimento Nacional de Mulheres em Luta. Ela tem uma vasta experiência e vai falar sobre Políticas Públicas para mulheres. Depois vai haver um debate e vamos eleger delegadas para a Conferência Estadual. Gostaria de contar com a presença das senhoras vereadoras, das esposas dos senhores vereadores e de todas as mulheres presentes e aquelas que nos ouvem.

Concluindo, se os conselhos realmente funcionassem em São João del-Rei, com certeza, muitas coisas não estariam acontecendo, mas não é de interesse de muita gente que os conselhos funcionem, que as associações funcionem, que as organizações da sociedade civil funcionem.

Cumprimento os ouvintes de casa, a imprensa e os presentes e fica aqui meu desabafo, que não é só meu, mas de todo mundo.

Muito obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.