sexta-feira, 28 de outubro de 2011

DISCURSO DO DIA 25 DE OUTUBRO DE 2011

Sr Presidente, caros colegas vereadores, imprensa, público presente e ouvintes de casa.

Gostaria de solicitar ao Sr Presidente que está reformulando o Regimento Interno desta Casa Legislativa, que todo projeto cuja ementa seja dia comemorativo ou de conscientização não seja colocado para votação e que nem seja dado o parecer jurídico e nem passe pelas comissões; já que a argumentação usada pelos nobres colegas é que são projetos sem importância. O projeto Dia do Cliente foi pedido pela Associação Comercial e o projeto da Conscientização dos homens em relação à violência contra as mulheres, não sei se vocês sabem, é uma tônica que deve ser analisada a todo momento, porque o machismo ainda impera em todo lugar. Só espero que não tenham votado contra por eu não ser a favor do aumento do número de vereadores. Se fizeram isso, é marcação, é assédio moral. Não deve existir este tipo de situação na Câmara, devemos ter uma boa convivência. Gostaria de pedir aos colegas que não haja revanchismo entre nós, que as opiniões sejam respeitadas. Meus projetos não têm nada a ver com o projeto de aumento do número de vereadores, e vou votar contra sim, pois quem não quer que aumente é a população.

Sr. Presidente, o Sr. justificou minha ausência nas sessões da Câmara da semana passada, mas quero dizer que eu estava exercendo a vereança ao participar de conferência importantes para a sociedade são-joanense. Estive, como delegada, representando o Poder Público e a Câmara, na Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, em Belo Horizonte. As mulheres têm lutado muito por seus direitos, mas falta muito para comemorar. Achei a conferência muito boa, compareceram mulheres com filhos, mulheres trabalhadoras, compromissadas com a melhoria das condições da mulher na sociedade. Ainda somos muito discriminadas, mulheres que apanham, que sofrem assédio moral e sexual. O encontro foi muito proveitoso e quero ver, em breve, formado, em São João del-Rei, o nosso Conselho da Mulher e que realmente funcione.

Mais uma vez, Sr. Presidente, gostaria de pedir a sua colaboração para que a Prefeitura construa ou alugue um imóvel pra a Casa dos Conselhos, pois muitos não funcionam ou funcionam precariamente por falta de estrutura, local, equipamentos, secretária, etc.

Estive também, em São Paulo, no XV Conselho Sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino. Foram discutidas as conjunturas Internacional, Nacional e Sindical. É necessário uma discussão com toda a sociedade a respeito das mudanças na Educação, já aprovadas no Senado. Aliás, o Ministro da Educação Fernando Haddad solicitou uma pesquisa científica sobre o aumento do número de horas do aluno na escola e sua correlação com o aumento do rendimento escolar. Todos os professores devem se unir nesse debate, pedindo ao Governo que aumente os investimentos na Educação do país.

Outro assunto que gostaria de ressaltar é sobre o que observei em São Paulo: a limpeza da cidade, principalmente, no centro; o trânsito organizado, fluindo normalmente, apesar de ser uma metrópole. Também observei que a poluição visual está controlada, com as placas das lojas uniformes, sem outdoor. Precisamos rever essas questões em São João del-Rei: o trânsito caótico, a sujeira, a coleta de lixo mal-feita, a falta de lixeiras em vários pontos da cidade. É preciso educar o povo, promover uma campanha educativa por parte das Secretarias do Meio Ambiente, da Educação. Se passarmos na Av. Tancredo Neves agora veremos uma quantidade enorme de caixas nas calçadas, jornais, folhetos e outros papéis pelo chão. É uma vergonha. Quando viajamos, vemos mais ainda como nossa cidade precisa melhorar muito.

Obrigada e boa noite a todos.

Um comentário:

  1. Prezada Vereadora

    Quando as pessoas não tem a plenitude da informação, ou se negam a buscá-la, é bastante comum que façam um distorcido juízo de valor da realidade.

    É o que acontece, às vezes, com aquelas pessoas, parlamentares ou não, a respeito do Projeto de oficialização do DIA DO CLIENTE, pelo que soube em seu discurso acima, solicitado pela Associação Comercial de sua Cidade.

    Somente pode ser contra o projeto do DIA DO CLIENTE quem desconhece sua essência, sua história, seus propósitos e objetivos e seu enorme potencial de fomentar a economia e colaborar para a geração e manutenção de postos de trabalho. Afinal, sem Clientes, ninguém sobrevive.

    Caso seja apresentado, o projeto de São João Del Rei será o de nº 221 em todo o Brasil. Destes 221 projetos idênticos, 188 já foram aprovados e transformados em Lei. O DIA DO CLIENTE já faz parte do Calendário Oficial de Eventos de 8 estados (incluindo Minas Gerais), de 14 capitais estaduais (incluindo Belo Horizonte) e de mais de outras 170 importantes cidades, de todas as regiões do País, sendo 19 delas aí no Estado de Minas Gerais.

    Assim, convide seus pares a visitar o Portal do DIA DO CLIENTE em www.diadocliente.com.br .

    Peça-lhes para fazer breve pesquisa no Google e no Youtube, com a opção de busca "dia do cliente" (assim mesmo, entre aspas).

    Com certeza, com esse simples interesse, certamente irão compreender a importância dessa proposição.

    Fico a seu dispor.

    JOÃO CARLOS REGO
    Criador do DIA DO CLIENTE
    www.joaocarlosrego.com.br
    www.diadocliente.com.br
    51-3333-1080
    contato@diadocliente.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua mensagem, crítica, apoio ou reclamação. Esse espaço pertence a você eleitor.